Impacto do Programa de Educação Tutorial sobre a Vida de seus Participantes

O conhecimento adquirido pelos alunos apenas em sala de aula, na universidade, não é suficiente para que o mesmo enfrente o mercado de trabalho e seus desafios. É preciso que esse discente tenha experiências, ainda no seu período acadêmico, que irão acrescentar para sua capacidade profissional e formar o seu currículo antes de ser efetivado em alguma empresa. Com objetivo de analisar como o Programa de Educação Tutorial (PET) atua/atuou na vida de seus participantes, foi elaborado um questionário,  através do Google formulários, enviado por meio de e-mail e outras plataformas virtuais, com perguntas referentes ao tempo que o aluno participa/participou do PET. Obteve-se uma maior participação de membros ativos e da região sudeste do Brasil (40,9%), por possuírem um maior número de grupos PET. Para os participantes, referente a habilidade pessoal, o grupo ajudou a desenvolver o convívio com pessoas e culturas diferentes, e quanto a habilidade profissional, ajudou a desenvolver o trabalho e resolução de problemas em equipe. A palavra que define o PET para os participantes foi Aprendizado. Desse modo, o PET atua de maneira positiva, auxiliando no crescimento profissional e pessoal de seus participantes.