resumo

Ciclo de oficinas - Resumo - Como melhorar as suas apresentações em slides

CICLO DE OFICINAS:

COMO MELHORAR AS SUAS APRESENTAÇÕES DE SLIDES?

● Dicas de organização visual

1. Criar template e design
Para iniciar a criação de slides o primeiro passo é escolher um template com design padrão, pois a padronização torna a apresentação mais bonita e agradável para quem está assistindo. Não é recomendável utilizar as artes prontas disponíveis no PowerPoint, pois são comumente utilizadas em outras apresentações, então recomenda-se ter criatividade para desenvolver seu próprio design de acordo com o tema a ser apresentado. Outra opção é utilizar templates prontos, mas interativos e pouco usados, disponíveis em determinados sites, como por exemplo: https://www.slidescarnival.com/pt-br .
DICAS:
- Crie o template no Canva, baixe em formato PNG e utilize essa imagem como plano de fundo dos slides. Canva: https://www.canva.com/

2. Escolher cores neutras
Uma orientação muito importante é quanto a escolha de cores para o template, opte sempre por cores neutras que não interfiram na visualização de possíveis imagens que podem ser utilizadas. Observe também se a cor utilizada causa incômodo visual caso se passe muito tempo olhando para ela, cores com alta iluminação tendem a causar esse efeito nos telespectadores.

3. Evitar slides com muitas informações, utilizar tópicos, imagens e esquemas interativos
Slides com muitas informações fazem quem está assistindo desviar a atenção, dessa forma o apresentador não consegue transmitir o conteúdo preparado. Prefira sempre por distribuir as informações em mais slides, organizando os mesmos em tópicos e não textos discursivos, para que se tenha uma apresentação leve e sem excesso de conteúdo. Além disso, é recomendável também que se utilize imagens e esquemas interativos (fluxogramas e tabelas) como opção para diminuir os textos nos slides, pois os mesmos ilustram o conteúdo apresentado de forma didática, prendendo a atenção de seus telespectadores.

4. Usar fontes visíveis
Quem está assistindo a apresentação deve conseguir ler todas as informações textuais que estão sendo exibidas, então não utilize fontes pequenas, o recomendado é que os textos tenham tamanho mínimo 20. O mesmo vale para as escritas de tabelas e esquemas, o público precisa conseguir ler todas as informações textuais.

5. Usar espaçamento e justificar o texto
É muito importante que o aproveitamento dos slides seja o máximo possível, para evitar que fiquem muito vazios, então o ideal que os textos estejam sempre
espaçados (espaçamento recomendável: 1,5) e também justificados (alinhados).

6. Usar imagens nítidas, de tamanho adequado, com título e referências
Anteriormente foi citado a importância da utilização de imagens, entretanto é necessário ter cuidado com as imagens escolhidas, elas devem sempre possuir uma alta resolução, ou seja, precisam ser nítidas para que o telespectador tenha uma boa visualização. Outro fator que o apresentador deve ter cautela é com o tamanho das imagens dispostas nos slides e se elas possuem mesmo relevância ao assunto abordado, pois podem chamar mais atenção que o texto e a explicação, fazendo com que quem está assistindo se perca em meio às falas do apresentador.
Todas as imagens utilizadas devem vir acompanhadas de sua referência, ou seja, o nome do autor, criador ou site que possui direitos autorais sobre a imagem, pois é crime se apropriar de documentos alheios. Além disso, é recomendável que venham com um título, pois dessa forma o telespectador compreende a mensagem que se deseja passar com aquela imagem.

7. Enumerar os slides
Durante a apresentação os telespectadores podem apresentar dúvidas que provavelmente só serão mencionadas ao final de toda explicação, pensando nisso para facilitar a localização do slide que possui o conteúdo que gerou dúvidas recomenda-se que a apresentação venha numerada, ou seja, que seja feita uma paginação nos slides.

8. Revisar os slides
Ao terminar os slides, descanse a mente e posteriormente revise tudo o que foi escrito, pois assim é possível identificar erros ortográficos, de pontuação, acentuação ou digitação antes de apresentar o recurso visual para o público.

● Dicas para apresentação
1. Treinamento
Uma boa apresentação se resume basicamente ao fato de estar preparado, para se ter essa preparação é indispensável realizar treinamentos. Durante o treinamento é possível adequar as falas, ou seja, o que irá falar e como falar, e identificar possíveis dúvidas que possam surgir. Além disso, a maioria das apresentações têm um tempo máximo e mínimo de duração, ao fazer o treinamento o apresentador consegue adaptar o seu tempo de fala dentro do que foi definido. Gravar a apresentação pode ajudar, pois isso permite analisar falas e comportamentos que precisam ser melhorados, além de avaliar o tempo.
DICA:
- Utilize o Google Meet: abra uma sala no Google Meet com um e-mail institucional, apresente seu slide e grave a apresentação. Google Meet: https://meet.google.com/ .
- Técnica de Feynman: Explicar o tópico em termos de fácil compreensão, dando até para uma criança compreender. Assim, você consolida o que entendeu até então e visualiza com facilidade o que ainda não tem clareza.

2. Fala
Em uma apresentação de slides, especialmente aquelas realizadas de forma remota, a fala deve ser a maior preocupação do apresentador, pois é a partir dela que será explicado e transmitido o conteúdo. Então é muito importante estar atento à maneira de se comunicar, a entonação da fala é essencial, tente manter a dicção firme e animada, para transmitir que tem domínio no assunto abordado e prender a atenção de quem está assistindo. Com esse mesmo intuito é importante evitar leituras durante a apresentação.
É ideal evitar vícios de linguagens e gírias, pois podem fazer com que o ouvinte perca o foco, mas mantenha uma linguagem direta e simples, ou seja, evite usar palavras e termos pouco conhecidos, caso seja necessário explique o que significa. Uma dica importante também é evitar corrigir erros e dar opiniões pessoais, pois essas colocações podem fazer com que o apresentador se perca em meio às suas falas. Por fim, recomenda-se não utilizar a primeira e terceira pessoa (eu/nós).

3. Animações e vídeos
É muito interessante utilizar esses recursos em uma apresentação de slides, entretanto é necessário muito cuidado, pois o excesso e o tamanho dos animações e vídeos podem interferir negativamente no tempo da apresentação e também causar um desvio de atenção dos telespectadores. Prefira utilizar poucas animações e vídeos curtos.

4. Expressões corporais
Se expressar com o público é importante, mas tudo em excesso acaba por prejudicar, o excesso de expressões corporais pode causar um incômodo ao telespectador e também transmitir que o apresentador está nervoso com a apresentação. Além do excesso de expressões recomenda-se também evitar o desvio de olhares, manter o contato visual com o público é essencial, principalmente em apresentações presenciais. Quanto àquelas que ocorrem remotamente, o indicado é manter o olhar na câmera do eletrônico usado.

5. Sequência das informações
Fazer com que o público compreenda o assunto abordado e as explicações feitas é o principal foco em uma apresentação, para que isso ocorra é necessário manter uma sequência coerente e fluida na apresentação, para que os telespectadores acompanhem a linha de raciocínio do apresentador.

DICA:
- Sequência sugerida: Introdução do assunto, explicar por que o conteúdo está sendo abordado (objetivo), desenvolvimento (explicações, metodologias e processos), resultados que aquele estudo causou (discuta esses resultados), conclusão do assunto e para finalizar nunca se esqueça de apresentar as referências bibliográficas que foram usadas.

● Dicas bônus

1. Remover fundo de imagens https://www.remove.bg/pt-br/upload

Em determinadas situações utilizar a imagem sem o fundo torna a edição mais bonita, então no link disponibilizado é possível remover o fundo de diversas imagens.
2. Baixar fontes https://www.dafont.com/pt/
Caso queira utilizar uma fonte diferente que não está disponível no PowerPoint, no site disponibilizado é possível baixar fontes distintas.
- Entre no site, escolha uma fonte que seja gratuita, baixe, abra o arquivo zipado, instale no computador, finalizada a instalação a fonte já estará disponível no PowerPoint, caso o aplicativo esteja com uma aba aberta, feche e abra novamente para que a fonte baixada fique disponível para uso.

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Resumo - Como melhorar as suas apresentações em slides 344 Kb 420b6b8dfc04f87a41a8c5519401aba1