ciclo PDCA

Ciclo PDCA

Nada melhor que alcançar bons resultados no seu local de trabalho, não é mesmo? E que tal utilizar o ciclo PDCA como estratégia de melhoria contínua dentro do seu negócio?

 

Ciclo PDCA, o que é? 

 

É um método de melhoria contínua que atua de forma cíclica onde em cada repetição é proporcionado um aumento de produtividade, já que problemas são corrigidos de modo muito mais eficiente. Essa metodologia é dividida em quatro etapas: 

 

Plan (planejar):

Para se solucionar um problema é necessário identificar as suas características e causas. Após identificar é necessário elaborar um Plano de Ações bem definido e com metas claras de seres alcançadas. 

Essa é a etapa mais importante do ciclo, pois se não for bem executada pode interferir no funcionamento das demais etapas. 

 

Do (executar):

O Plano de Ação deve ser executado com o objetivo de cumprir todas as metas estipuladas. Nessa etapa é importante realizar um treinamento em equipe para que todos estejam com pensamentos lineares e assim alcancem melhores resultados. 

 

Check (checar/controlar):

Avalie os resultados obtidos os comparando com as metas estipuladas. Nessa etapa é necessário fazer uma reflexão sobre a funcionalidade da implementação do novo método. 

 

Act (agir):

Após realizar as etapas anteriores finalizadas é necessário observar se os objetivos foram alcançados. Se sim, padronize os ganhos obtidos, pois já diria Taiichi Ohno: “Onde não há padrão, não pode haver melhoria”.  

Caso os objetivos não tenham sido alcançados elabore um novo plano de Ação e inicie novamente o ciclo PDCA. 

 

As vantagens do ciclo PDCA são:

1º o método pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa e ele garante o monitoramento das mudanças estratégias realizadas; 

2º é um método simples e rápido; 

3º Eficaz: alcança maior desempenho em projetos, tarefas e processos, pois as atividades são monitoradas constantemente; 

4º Permite um maior gerenciamento de riscos: é possível identificar os erros com antecedência e resolvê-los antes que haja consequências; 

5º Podem ser feitas aplicações ilimitadas e expansíveis: pode-se aplicar o PDCA em diversos processos, departamento e tipos de empresas. Além disso, uma vez que ele é analisado num processo e tem sucesso, ele pode ser aplicado para toda a linha de processo que também será eficaz; 

6º Reduz Custos: os teste para aplicação do método pode ser feito em apenas uma escala do processo, assim caso não dê certo não terá gastos com todo o processo. Ademais, com a melhoria das linhas de processos os desperdícios diminuem, aumento assim os lucros da empresa.



Referências:

 

SANDER, C. 5 vantagens do PDCA: o que é e como implementar. CAE, 2019. Disponível em: <https://caetreinamentos.com.br/blog/pdca/vantagens-do-pdca/>

 

SECAF, V. M. S. Vantagens do ciclo PDCA: veja como ele otimiza a qualidade da sua empresa. Setting Consultoria, 2016. Disponível em: <https://www.setting.com.br/blog/gestao-empresarial/vantagens-ciclo-pdca/#:~:text=Uma%20das%20grandes%20vantagens%20do,as%20etapas%20do%20processo%20produtivo.>.