capa aditivo

Os Mitos por Trás dos Aditivos Alimentares

Ao chegar ao mercado o consumidor deseja encontrar os alimentos em perfeito estado e com sua integridade física intacta. Para que esses produtos não cheguem ao comércio com cores irregulares ou com duas consistências distintas, por exemplo, as indústrias têm que utilizar compostos químicos, os chamados “Aditivos Alimentares”.

Segundo a ANVISA, “aditivo alimentar é todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem o propósito de nutrir e com o objetivo de modificar suas características físicas, químicas, biológicas e sensoriais durante o processamento do produto".

Como exemplo de aditivos alimentares pode-se citar os antioxidantes, conservantes, corantes e estabilizantes. Há tecnologias que conservam o alimento sem a necessidade de utilizar um destes aditivos, como o ultracongelamento e a adição de ozônio em embalagens. Entretanto, existem vários mitos sobre a utilização desses compostos. Segue abaixo alguns mitos muito comuns de serem ouvidos:

corpo do texto aditivo

Fonte: http://www.rgnutri.com.br/2019/07/08/rotulagem-de-alimentos/

Os aditivos fazem mal a saúde? 

MITO. Quando utilizados em concentrações baixas, como a estabelecida por lei, os aditivos não fazem mal a saúde.

É verdade que os rótulos de alimentos não informam a presença de aditivo no produto?

MITO. No rótulo deve constar a utilização de todos os ingredientes do produto de acordo com a Resolução RDC n¤ 259, de 20 de setembro de 2002.

 

Alimentos processados sem aditivos são mais saudáveis? 

MITO. Como já foi mencionado acima, os aditivos não possuem o propósito de nutrir os alimentos. Na verdade eles são tão saudáveis quanto os produtos que não utilizam aditivos.

 

Alimentos processados são cheios de aditivos?

MITO. Os aditivos quando utilizados nos alimentos estão presentes em quantidades muito pequenas.

 

O leite de caixinha apresenta muitos conservantes?

MITO. O popular “leite de caixinha” é, na verdade, o leite longa vida. É assim chamado devido ao resultado da ultrapasteurização, obtida a partir da aplicação da Ultra Alta Temperatura (daí seu nome UHT, sigla para a expressão em inglês Ultra High Temperature). O líquido é aquecido entre 130°C e 150°C por um período de 2 a 4 segundos e, em seguida, resfriado a temperatura ambiente. Esse tratamento garante a eliminação de todos os microorganismos. A única substância acrescentada ao leite nesse processo é o citrato de sódio, um composto orgânico já presente na composição do leite natural, que garante a estabilidade das proteínas durante o processo de ultrapasteurização. O citrato de sódio é adicionado na proporção de até 0,1g por 100ml.

 

Todo alimento industrializado tem aditivos em sua composição?

MITO. Muitas empresas têm dado preferência a aditivos naturais ou lançado linhas isentas de aditivos, como por exemplo a “Liv Up”, a “Obrigado” e a “Nestlé”.

 

Tenha cuidado ao escutar certos rumores, busque sempre fontes confiáveis. Lembre-se sempre que a Indústria de Alimentos trabalha dia e noite para atender as demandas da população da melhor maneira e com a melhor qualidade possível, sendo seu principal objetivo garantir a segurança e integridade do alimento. 



Referências 

 

MVL COMUNICAÇÃO. Mvl Comunicação (ed.). Leite longa vida. 2008. Disponível em: <https://cienciadoleite.com.br/noticia/103/leite-longa-vida>. Acesso em: 05 set. 2020.

 

ALIMENTOS SEM ADITIVOS: CONFIRA 3 MARCAS QUE ESTÃO TRABALHANDO EM PROL DISSO! 2019. RG Nutri. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/2019/05/27/alimentos-sem-aditivos/. Acesso em: 06 set. 2020.

ANVISA. Disponível em: anvisa.gov.br