k

Nutri-Score: Novo rótulo nutricional

a

 

O Nutri-Score foi proposto pela Equipe de Recherche en Epidémiologie Nutritionnelle (EREN), uma equipe de pesquisa em nutrição pública francesa, liderada pelo professor Serge Hercberg. Baseia-se na pontuação nutricional da FSA, criada pela Agência das Normas Alimentares no Reino Unido (Open Food Facts, 2019).

O Nutri-Score é um logotipo que mostra a qualidade nutricional de produtos alimentícios com notas de A a E. Com o Nutri- Score, os produtos podem ser comparados com facilidade e rapidez.

 

a

 

Figura 1: Grau nutricional Nutri-Score em cereais matinais

em uma loja na Bélgica (maio de 2019).

Fonte: Open Food Facts

 

O modelo em questão (Figura 1) classifica os alimentos pelo nível de saudabilidade com letras e cores, onde A (verde) corresponde aos alimentos saudáveis e E (vermelho) para não saudáveis que devem ser consumidos moderadamente. A classificação é feita com base na qualidade nutricional do produto, considerando os valores de calorias, açúcares, gordura saturada, sal, proteínas, fibras e também pela presença de frutas e hortaliças. A fórmula detalhada Nutri-Score está disponível publicamente no site da web Santé France.

A França saiu na frente em adotar esse modelo, desde 2017, se encontra nas prateleiras dos supermercados franceses produtos que exibem na frente da embalagem o Nutri-Score. Em novembro de 2019, a Nestlé anunciou a implementação do Nutri-Score nas suas marcas próprias na Áustria, Bélgica, França, Alemanha e Suíça. As primeiras marcas Nestlé com Nutri-Score são: cereais de pequeno-almoço NAT, Chocapic Bio e Nesquik Alphabet, chocolate Menier, pizzas Buitoni e Wagner e alimentos à base de plantas da Garden Gourmet. A Nestlé de Portugal recentemente divulgou que irá implementar do sistema Nutri-Score em 75% dos seus produtos ao longo dos próximos dois anos. (Nestlé, 2020)

Um em cada dois adultos europeus está com sobrepeso ou obesidade. De acordo com os signatários que incluem os gigantes da alimentação Nestlé e Danone e  parte da sociedade civil da Organização Europeia do Consumidor (BEUC) - “que é necessária uma ação mais forte para conter a maré desta crise de saúde pública”. A obesidade é um tema quente em meio à atual pandemia de coronavírus, com novas pesquisas revelando que é o maior fator de risco de morte por COVID-19 em menores de 50 anos. No mesmo estudo, a obesidade também foi considerada o maior fator de risco entre as idades de 50 a 64 anos (SOUTHEY, 2020).

A Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) propõe no Brasil,  além da escala, uma classificação individual para cada um dos sete elementos. Na prática, isso significa incluir mais sete elementos para que o consumidor analise na hora da compra. As notas individuais variam de 0 a 10 e seriam sinalizadas ao consumidor com pequenos sinais de mais (+). Quanto mais sinais, mais crítico é o produto (ASBRAN,2020).

Um estudo recente desenvolvido pela Embrapa Agroindústria no processo de revisão do marco regulatório de rotulagem nutricional pela Anvisa no Brasil, reforçou a importância de clareza e dos alertas frontais nas embalagens para facilitar a percepção se um alimento industrializado é mais saudável. Concluiu-se que implementação desses rótulos facilita a interpretação das informações nutricionais dos alimentos pelo consumidor (DELIZA et al., 2020).

bFigura 2: A proposta da ABRAN: modelo Nutri-Score adaptado

 

Referências bibliográficas 

ASBRAN - Associação Brasileira de Nutrição. Disponível em: https://www.asbran.org.br/noticias/nutriscore-brasileiro-nao-e-o-mesmo-que-o-frances. Acesso em: 09 jul. 2020

DELIZA R. et al. How do different warning signs compare with the guideline daily amount and traffic-light system?  Food Quality and Preference. Elsevier. 2020.  

Open Food Facts - Informações abertas de Alimentos,2019. Compare a qualidade nutricional dos produtos alimentares com o Nutri-Score. Disponível em: https://pt.openfoodfacts.org/nutriscore. Acesso em: 9 j7ul. 2020.

SOUTHEY, Flora. Nestlé and Danone back bid to enforce Nutri-Score across Europe. [S. l.], 9 jul. 2020. Disponível em: https://www.foodnavigator.com/Article/2020/04/28/Nestle-and-Danone-back-bid-to-enforce-Nutri-Score-across-Europe?utm_source=copyright&utm_medium=OnSite&utm_campaign=copyright. Acesso em: 9 jul. 2020.