açucar

Descubra a Diferença de cada Tipo de Açúcar

açucar1

 

O açúcar acompanha o cotidiano das pessoas, sendo consumido em diversos alimentos. O avanço tecnológico permitiu a produção de múltiplas variações deste produto, entretanto é fácil ficar em dúvida sobre qual açúcar melhor se adequa a nossa necessidade nutricional ou formulação que iremos realizar. Conheça aqui os diferentes tipos de açúcares disponíveis e avalie qual melhor se adequa ao seu uso pessoal.

O açúcar

Primeiramente, o açúcar é produzido por todos vegetais clorofilados, por meio de um processo conhecido como fotossíntese.

6CO2+6H2OC6H12O6+6O2

A composição básica do açúcar comercial comum é a sacarose (C12H24O12), que é um dissacarídeo formado por uma molécula de glicose e outra de frutose. A sacarose é facilmente convertida em quantidades iguais de glicose e frutose, através da hidrólise ácida ou enzimática (ação da enzima invertase, presente em células de levedura).

 

Tipos de açúcares e suas diferenças

 

Sólidos:

 

  1. Açúcar Cristal

O açúcar cristal é o açúcar mais comercializado no país. Possui cristais grandes e irregulares, que são transparentes ou levemente amarelados, fáceis de serem dissolvidos. Para sua obtenção é necessário um processo mais exigente de clarificação, utilizando a sulfitação e caleagem.  É ideal para produção de bebidas  carbonatadas, licores, sucos, sorvetes e doces em geral.

açucar2

  1. Açúcar de Confeiteiro

O açúcar de confeiteiro possui grãos muito finos, sendo ideal para a fabricação de preparações como chantilly, coberturas e glacês mais homogêneos, além de ser usado para decorar bolos e tortas.

açucar3

  1. Açúcar Mascavo

O açúcar mascavo é obtido a partir do cozimento do calda da cana-de-açúcar, mantendo boa parte de seus nutrientes, como ferro, ácido fólico e cálcio. Por não ser refinado, ele também possui grãos maiores e mais escuros. Apesar de ser uma das versões mais saudáveis, ele também é rico em calorias.

açucar4

  1. Açúcar Demerara

Parecido com o açúcar mascavo, demerara se diferencia por passar por um leve processo de purificação e refinamento, mas sem a utilização de aditivos químicos. Ele também mantém os minerais presentes na cana-de-açúcar, e dilui mais facilmente e tem um sabor mais ameno que o açúcar mascavo.

 açucar5

  1. Açúcar Light

O açúcar light é obtido a partir de uma mistura entre o açúcar refinado e adoçantes artificiais ou naturais, fazendo com que o produto final tenha um poder adoçante maior que o açúcar comum, mas com menos calorias. No entanto, seu sabor lembra um pouco do sabor artificial dos adoçantes, e ele também não deve ser usado em casos diabetes.

açucar6.

  1. Açúcar Orgânico

O açúcar orgânico tem as mesmas calorias do açúcar comum, mas preserva uma pequena parte dos nutrientes presentes na cana de açúcar. A diferença principal é que durante a produção do açúcar orgânico não são utilizados ingredientes artificiais, adubos, fertilizantes químicos ou agrotóxicos em nenhuma etapa. Ele também se diferencia por não ser refinado, tendo um formato mais grosso e mais escuro, além de ter um preço mais caro.

açucar7

  1. Açúcar de Coco

O açúcar de coco é obtido a partir da seiva do coqueiro, não sendo extraído do fruto coco. Ele é um alimento minimamente processado, não contendo conservantes e nem passando por processos de refinamento, como acontece com o açúcar comum. Ele tem um índice glicêmico mais baixo que o açúcar comum, ajudando a não alterar muito a glicemia.

Acucar8

Líquidos:

 

  1. Xarope de açúcar invertido

É uma mistura de glicose e frutose em proporções similares. O xarope invertido tem um aspecto viscoso de cor dourado e obtém-se da hidrólise da sacarose (dissacarídeo formado pela união de frutose e glicose).

 açucar9.

  1. Xarope simples ou açúcar líquido

O Açúcar Líquido Sacarose é um xarope simples, transparente, límpido, sabor característico, isento de odor e materiais estranhos, baixa turbidez e cor, solução aquosa usada quando é fundamental a ausência de cor, como no caso de bebidas claras, balas, doces, e produtos farmacêuticos.

Imagens disponíveis em:

https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/conheca-as-diferencas-entre-os-tipos-de-acucar/

https://jornalcana.com.br/amp/cotacoes-do-acucar-cristal-registram-baixa/

https://www.tudoreceitas.com/receita-de-acucar-de-confeiteiro-caseiro-1036.html

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1425545576-acucar-mascavo-10kg-orgnico-laudo-c2-alimentos-_JM?quantity=1

https://www.donnafitvitally.com.br/acucar-demerara-organico-native-100-gramas

 

https://www.drogariasultrapopular.com.br/qual-diferenca-entre-acucar-light-e-adocante/

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-919967718-acucar-orgnico-claro-3kg-_JM

 

https://belezaesaude.com/acucar-de-coco/

 

https://www.mundoboaforma.com.br/acucar-invertido-faz-mal-a-saude/

 

Referências:

 

CASTRO, H. F.. INDÚSTRIA AÇUCAREIRA. São Paulo: EEL, 2013.

 

PINHEIRO, Marília. Tipos de açúcar e qual o melhor para saúde. Disponível em: https://www.tuasaude.com/tipos-de-acucar/amp/. Acesso em: 05 julho 2020.

 

NUTRITIENDA. Para que serve xarope de açúcar invertido? Benefícios e Propriedades. 2010. Disponível em: https://blog.nutritienda.com/pt/jarabe-invertido/. Acesso em: 05 julho 2020.

 

CRUZ, Sandra Helena da. A química do açúcar. 2011. Disponível em: https://www.crq4.org.br/quimicaviva_acucar . Acesso em: 10 julho 2020.