bebida

BEBIDAS E SUAS CLASSIFICAÇÕES

De acordo com a legislação Brasileira, Lei n°8.918 de 1994, as bebidas são todo produto industrializado, destinado à ingestão humana, em estado líquido, sem finalidade medicamentosa ou terapêutica. De uma forma geral, as bebidas são divididas em dois grupos: as bebidas alcoólicas e as bebidas não alcoólicas. 

Pela legislação brasileira, Decreto Lei nº 3.510, de 16 de junho de 2000, define-se bebida alcoólica como um produto refrescante, aperitivo ou estimulante, destinada à ingestão humana no estado líquido, sem finalidade medicamentosa e contendo mais de 0,5ºGL (medida de quantos mililitros de álcool absoluto contém em 1 litro da bebida)  ou  0,5%, (percentual de volume) de álcool etílico presente. Esta mesma lei, define as bebidas não alcoólicas como aquelas que apresentam teor de álcool etílico inferior a 0,5ºGL.

As bebidas alcoólicas se dividem em bebidas fermentadas, fermento-destiladas e misturadas. Todas elas possuem a mesmas base de obtenção, através da fermentação alcoólica. Entretanto as fermento-destiladas possuem uma etapa a mais, a destilação, para se obter uma maior concentração de álcool na bebida, como exemplo o whisky que o seu teor alcoólico varia entre 38% a 54%. As bebidas misturadas é a junção entre uma bebida fermentada ou fermento-destilada com outra bebida não alcoólica ou algum ingrediente não alcoólico, como os coquetéis.

Figura 1. Bebidas alcoólicas vinho, whisky, vodka e cerveja.

bebida2

Já as bebidas não alcoólicas, são classificadas como bebidas naturais, infusões, bebidas alimentares e bebidas refrescantes. Dentro da classe das bebidas naturais, encontram-se o leite, suco de frutas e, podendo ser destacada, a água, visto que qualquer grupo de bebida tem a água como base de sua formulação.

As bebidas preparadas pela técnica de infusão possuem características organolépticas próprias, além da sua importância socioeconômica, como exemplo, o chá e o café. No caso das bebidas alimentares, são aquelas que em sua composição apresentam elevado valor nutritivo. Por fim, tem-se as bebidas refrescantes que, geralmente, possuem concentrações variáveis de suco de frutas em sua composição, como exemplo tem-se os refrigerantes.

Figura 2. Bebidas não alcoólicas água, suco, refrigerantes e chá

bebida1

Referências:

BRASIL, Regulamento da Lei N°8.918, de 14 de julho de 1994. Diário Oficial da União. 5 set. 1997.

LIMA, Luciana Leite de Andrade; MELO FILHO, Artur Bibiano. Tecnologia de bebidas. Recife: EDUFRPE, 2011. Rede e-tec. Brasil.