as

Alimentação dos Astronautas

Os alimentos levados em voos espaciais são estudados e desenvolvidos no Departamento de Engenharia de Sistemas de Alimentos, no Johnson Space Center da NASA, em Houston, Texas. Os alimentos são testados quanto ao seu valor nutricional, como se comportam quando congelados, a armazenagem, processo de embalagem e sabor. Os astronautas são chamados para uma análise sensorial como também escolhem seus cardápios cerca de 5 meses antes de voarem.

Tipos de Alimentos para Viagens Espaciais

Forma Natural: refere-se a alimentos que não precisam ser processados. Exemplo: biscoitos, tortilhas, nozes, barras de granola, condimento e doces.

asdasd

Figura 1. Alimentos da forma natural levados ao espaço no exemplo contem amêndoas, biscoitos, maionese, mostarda, entre outros.

Alimentos Reidratáveis: tiveram a água removida deles. Uma vez que a tripulação esteja pronta para comer, a água quente é injetada na bolsa para restaurar a comida à sua forma normal. Exemplo: queijo cottage, coquetel de camarão, ovos mexidos, macarrão, purê de batatas, leite, arroz entre outros.

asadasdas

Figura 2. Processo de reidratação de espinafre na Estação Espacial.

Alimentos Termoestabilizados: são aquecidos a nível suficiente para matar microrganismos prejudiciais e enzimas e, em seguida, embalados em latas ou copos. Exemplo: carne de porco picada com ovos, carne com legumes, sopa de ervilhas, perca em molho, etc.

asdasdad

Figura 3. Carne e salsicha termoestabilizados levados a Estação Espacial.

Alimentos Frescos: não são processados nem conservados artificialmente. Exemplos de banana, maça e tomate.

asdadasd

Figura 3. Maça, pêra e laranja levados a Estação Espacial Internacional.

Como os alimentos se comportam em microgravidade?

Os alimentos e o modo como são ingeridos e embalados sempre foram afetados pela microgravidade do ambiente espacial. Devido a esse fenômeno, os alimentos são armazenados e servidos de modo a evitar que a comida se mova dentro da Estação Espacial, migalhas ou líquidos poderiam danificar equipamentos ou ser inalados. Muitos dos alimentos são embalados com líquidos, pois eles fazem os alimentos grudarem, e, quando fora da embalagem, pedaços maiores se juntam devido à coesão. É como uma gota de água em papel parafinado, a única diferença é que essa gota de água está se movimentando em ambiente de microgravidade dentro do Ônibus Espacial. São usados canudinhos especiais para que os astronautas possam beber os líquidos, esses canudos possuem presilhas que podem ser apertadas para que o líquido não suba para fora por ação dos capilares e pela tensão superficial quando não estiver sendo ingerido.

Como fica a percepção de sentidos dos astronautas?

Apesar de escolher os alimentos para levar ao espaço, os Astronautas relatam que a comida perde o sabor após alguns dias na Estação Espacial Internacional. Isso acontece devido a movimentação de fluidos do corpo em um ambiente de baixa gravidade. No espaço, esses fluidos vão para todos os lugares, inclusive para a cabeça, e por reter líquido na cabeça é como se você estivesse resfriado.

Por conta desta perca de sentidos, um grupo de estudantes goianos do Ensino Médio desenvolveram uma goma de mascar para atacar esse problema. Foi descoberto que a capsaicina, substância encontrada na pimenta, quando entra em contato com o organismo, o usuário passa a ter uma maior percepção de sabores. Dez minutos antes de cada refeição, os astronautas mascariam o “chilliclete” (nomenclatura da goma de mascar criada), assim que terminar de mascar já sente o sabor de outros alimentos.

Referências

Ministério da educação. Alunos criam chiclete com pimenta para astronautas e ganham prêmio da Nasa. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=78911:alunos-criam-chiclete-com-pimenta-para-astronautas-e-ganham-premio-da-nasa#:~:text=Foi%20quando%20os%20estudantes%20criaram,do%20astronauta%20come%C3%A7ar%20a%20refei%C3%A7%C3%A3o.. Acesso em: 15 jun. 2020.

HAMMERSCHMIDT, Roberto. PORQUE OS ASTRONAUTAS QUEREM COMIDAS PICANTES NO ESPAÇO? 2012. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/comportamento/19844-porque-os-astronautas-querem-comidas-picantes-no-espaco-.htm. Acesso em: 15 jun. 2020.

MENDES, Marco Antonio Silva (ed.). Que tipos de alimentos os astronautas comem na Estação Espacial Internacional e como a comida é aquecida e preparada para consumo? 2019. Disponível em: https://pt.quora.com/Que-tipos-de-alimentos-os-astronautas-comem-na-Esta%C3%A7%C3%A3o-Espacial-Internacional-e-como-a-comida-%C3%A9-aquecida-e-preparada-para-consumo. Acesso em: 15 jun. 2020.

NATIONAL AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION (NASA). Alimentação e Nutrição no Espaço - Manual do Professor com Atividades de Ciências e Matemática [traduzido pela Universidade do Vale da Paraíba]. São José dos Campos: Univap, 2001. 64 p.