Hamburguer vegetal

A POPULARIZAÇÃO DAS CARNES VEGETAIS

Hamburguer vegetalA carne é popularmente reconhecida como a principal fonte de proteína na dieta humana por possuir aminoácidos essenciais ao desenvolvimento e manutenção da vida. Muitos vegetais possuem apenas alguns desses aminoácidos e, por isso, sua proteína é considerada incompleta. Por isso, faz-se necessário o estudo para adaptar o consumo de proteínas vegetais, de modo a abranger a classe vegana e vegetariana e renovar os hábitos alimentares no quesito de diminuição do consumo de produtos de origem animal. Também é válido ressaltar que a adoção de produtos de origem vegetal diminuem o impacto no meio ambiente.

A carne vegetal, diferentemente da carne in vitro (que é produzida a partir de células do animal e desenvolvida em laboratório), é preparada a partir de proteínas vegetais e, atualmente, o maior desafio da indústria é torná-la mais parecida com a carne propriamente dita, dando destaque para textura e cor, aspectos que estão em constante inovação nesse novo produto. Alguns exemplos dessa carne são: carne de soja, seitan (carne de glúten), carne de quinoa e tempeh.

Se antes o preconceito com a carne vegetal era por não ter o sabor e textura de carnes animais, hoje isso não é mais um problema. A empresa Behind The Foods (Por Trás da Comida), startup de São Paulo, promete lançar um produto muito mais suculento e semelhante ao animal criando um novo conceito sobre a carne vegetal.

Hamburguer vegetal Behind The FoodsImagem da carne vegetal que será lançada em breve no Brasil pela Behind The Foods.

Os principais motivos para deixar de comer carne de origem animal são a defesa da vida e preservação do meio ambiente, a busca por uma vida mais saudável, a religião e principalmente o fato de que a população mundial tende a superar, em grande escala, a produção e industrialização de carnes de origem animal.  

Uma vez que a carne vegetal é trabalhada intensivamente no Brasil, em especial pela Fazenda Futuro, a carne in vitro (carne de laboratório) deixa de ser uma opção viável pelo seu alto custo de produção. Sendo assim, grandes corporações, como a Marfrig, compram a ideia de uma hambúrguer com base 100% vegetal para levar isso ao mercado e chamar a atenção do consumidor, principalmente nas características sensoriais como cor e sabor.

No Brasil existem hoje cinco grandes marcas de carnes vegetais, que são: Futuro Burger, The New Butchers, Behind The Foods, Gourmet Vegan Burger e Incrível Burguer. Todas essas linhas prometem mudar o conceito de alimentação vegana, sustentável e saudável.


REFERÊNCIAS

CARNE cultivada e “carne” vegetal: você sabe a diferença?: Diversos estudos apontam que a carne é uma das melhores fontes de proteína, tanto em qualidade como em quantidade. [S. l.], 18 nov. 2019. Disponível em: https://blogs.canalrural.com.br/blogdoscot/2019/11/18/carne-cultivada-e-carne-vegetal-voce-sabe-a-diferenca/. Acesso em: 10 jun. 2020.

 

CARNE vegetal: entenda o que é e para que serve. [S. l.], 12 maio 2020. Disponível em: https://blog.livup.com.br/carne-vegetal-entenda-o-que-e-e-para-que-serve/. Acesso em: 10 jun. 2020.


STARTUP brasileira desenvolve carne vegetal que promete ser idêntica à animal. [S. l.]: Gabriela Glette, 29 mar. 2019. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2019/03/startup-brasileira-desenvolve-carne-vegetal-que-promete-ser-identica-a-animal/. Acesso em: 10 jun. 2020.