Efeito da pandemia nos hábitos alimentares e tendências para a indústria do futuro
Diante de um cenário tão incerto, o que acontecerá com a indústria após a pandemia? As Indústrias de Alimentos também terão que se moldar. O impacto da pandemia será diferente em cada lugar, portanto as medidas terão que ser analisadas especificamente a cada região e cada consumidor. O mundo terá que pensar nas questões econômicas, sociais e no psicológico das pessoas.
No aspecto econômico no início da pandemia houve grande preocupação com a escassez de produtos, o que ocasionou um grande movimento nos supermercados para o abastecimento. A equipe de analistas da Mintel (2020), empresa internacional de inteligência de mercado, identificou que a estocagem no Brasil não obteve uma porcentagem tão alta como em outros países. Depois de um período, ocorreram mais demissões e o orçamento familiar foi ficando mais apertado, o consumidor então começou a se preocupar mais com os preços e a diminuir os itens no carrinho de supermercado. Os food service (restaurantes, churrascarias; pizzarias; lanchonetes; padarias; bares; buffet; quiosques; e delivery) tiveram seus serviços reduzidos, o que impactou diretamente nas vendas. Por outro lado, os brasileiros se conectaram neste período de isolamento social com a alimentação, visto que a comida proporciona alívio emocional e sensação de prazer (GIMENES-MINASSE,2016).
Em relação a saúde mental das pessoas, no relatório da Mintel (2018), 41% dos entrevistados brasileiros disseram que a alimentação impacta no estado emocional, durante esse período a alimentação pode servir como um refúgio e conforto. O preparo de alimentos em casa também se intensificou, a indústria poderá então pensar em como facilitar a vida desse consumidor pós pandemia, trazer novas experiências e conveniências.
No social, além da experiência coletiva da conexão com a alimentação, se tornou mais presente o fortalecimento de valores como a solidariedade e empatia, tanto na indústria como nos bairros. O fato da área da alimentação ser considerada um serviço essencial, trouxe uma tranquilidade para a população em relação a disponibilidade de alimentos e o desenvolvimento econômico. Surgiram também diversas ações que buscam o fortalecimento e a valorização do comércio local.
Deste modo, tendências devem ser adotadas nas indústrias e comércios em um cenário pós pandemia. Uma dessas tendências é a que Rohit Bhatgava chama de “restaurantes fantasmas”, instalações criadas exclusivamente para a produção de alimentos exclusivamente para delivery. Muitos comércios já começaram a agregar o serviço delivery e outros estão sendo criados apenas com serviços de delivery. Outra tendência que vem ganhando adeptos é a saudabilidade, mudança de hábitos alimentares e maior qualidade de vida, buscando uma alimentação saudável como forma de aumentar a imunidade. Indústrias apostam nesses segmentos para se destacarem no mercado.
Referências:
GIMENES-MINASSE, M. H. S. G. Comfort food: sobre conceitos e principais características. Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 92-102 2016.
Mintel. A COVID-19 desperta medo entre os consumidores brasileiros. Disponível em:
https://brasil.mintel.com/blog/a-covid-19-desperta-medo-entre-os-consumidores-brasileiros. Acesso em: 01. jun. 2020.
Voicers. 10 Tendências para o Mundo Pós- Pandemia.Disponível em: http://www.voicers.com.br/10-tendencias-para-o-mundo-pos-pandemia/Acesso em: 01. jun. 2020.