O que é um alimento liofilizado e quais suas características?
Ao preparar a bagagem para prática de camping ou realizar trilhas, uma das dificuldades que podem ser encontradas é sobre como carregar alimentos nutritivos, sem que estes, ocupem volume ou peso elevado. Uma alternativa está nos alimentos liofilizados, por possuírem uma vida útil elevada, mantendo seu valor nutricional (TEISEN, 2018).
Em que consiste a liofilização?
Segundo Janice Puhl e Julio Alberto Nitzke a liofilização é um método de conservação de alimentos, por meio da desidratação. A água é retirada do produto por sublimação, ou seja, não passa pelo estado líquido.
A liofilização também denominada por outras nomenclaturas como criodesidratação ou criosecagem por envolver processo com baixa pressão e temperatura, o alimento apresenta uma preservação mantendo suas qualidades nutricionais, pois os nutrientes que não possuem resistência ao calor, como as proteínas, assim como os micronutrientes sensíveis (vitaminas) ficam protegidos das reações enzimáticas e oxidativas que levam às perdas nutricionais.
Figura 1: Liofilizador semi-industrial, maquinário utilizado para o processo de liofilização.
Fluxograma simplificado do processo de liofilização
Após selecionar as melhores São congeladas a temperaturas
matérias-prima elas são muito baixas (± 30º C)
lavadas selecionadas
Em uma câmera de O alimento já liofilizado é armazenado em
vácuo, a umidade é embalagens de aluminio afim de preservar
removida evaporando suas características organolépticas.
o gelo.
A liofilização é só para alimentos?
Além dos alimentos a liofilização é aplicada em fármacos, meios de cultivos, frações de sangue, tecidos (ossos e pele) para transplante, animais inteiros para coleção de museu entre outros.
Quais alimentos liofilizados são mais consumidos?
Entre os produtos alimentícios que são conservados por liofilização destacam-se café em pó, mariscos, carne, peixe, ervas aromáticas, frutas e hortaliças (morangos, framboesas, aspargos), cogumelos, alimentos infantis, preparações (café com leite, sopas), leite, queijo, iogurte, ovo, condimentos e extratos solúveis. Também são submetidas ao processo, dietas completas (também chamadas de rações) onde podem se incluir refeições pré-cozidas para o uso militar, viagens espaciais e expedições e esportes específicos.
Vantagens e desvantagens da liofilização
Vantagens: Por provocar alterações mínimas nas características sensoriais e nos valores nutricionais, a liofilização aumenta a estabilidade do produto, podendo este ser armazenado em temperatura ambiente, e ainda reduz o peso e o volume do produto final, estes benefícios possibilitam a redução nos custos com embalagem, aumento da vida útil, armazenamento e transporte.
Desvantagens: O processo requer maiores cuidados ao embalar e armazenar o produto. É um procedimento lento e de elevado custo.
Figura 2: Alimentos liofilizados.
Imagens disponíveis em:
https://blog.biologicus.com.br/alimentos-liofilizados-e-desidratados/
https://www.istoedinheiro.com.br/ja-incluiu-alimento-liofilizado-na-sua-dieta/
https://www.terroni.com.br/produto/liofilizadores-industriais/liofilizador-serie-li/
Referências bibliográficas:
TEISEN, Thaís. O que é comida liofilizada? 2018. Disponível em: https://blog.thenorthface.com.br/dicas/o-que-e-comida-liofilizada/. Acesso em: 20 maio 2020.
DAMY-BENEDETTI, Patrícia de C.; TERRONI, Henrique Cesar; JESUS, Jéssika Menichelli de; ARTUZO, Loredana Thaessa; VENTURA, Lucina Valiante; SANTOS, Roseli Fernandes. LIOFILIZAÇÃO. Disponível em: http://www.unilago.edu.br/revista/edicaoanterior/Sumario/2013/downloads/2013/LIOFILIZAÇÃO.pdf. Acesso em: 18 maio 2020.
PUHL, Janice; NITZKE, Julio Alberto. Liofilização. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alimentus1/objetos/veg_desidratados/secagem_liofilização.html. Acesso em: 18 maio 2020.