imagem inseto capa

Entomofagia: Insetos na Alimentação Humana

  •     O que é?

O uso de insetos na alimentação humana, conhecido como entomofagia, começou aproximadamente na época dos hominídeos e atualmente está presente em diversos lugares, como em  tribos na África, em países na Ásia, Austrália e América Latina. Nesses lugares servem como alimento humano os ovos, larvas, pupas, bem como o inseto adulto. Porém, ainda é um hábito muito marginalizado que causa sentimentos de asco e fobia nas pessoas, devido aos valores culturais de muitos países, por esse motivo a melhor forma de começar a introduzir esse costume na sociedade é utilizando os insetos triturados para enriquecer outros alimentos.

O grupo de insetos mais comestíveis são os coleópteros (besouros), seguido pelos himenópteros (formigas), ortópteros (gafanhotos e grilos) e lepidópteros (lagartas de borboletas e mariposas). Sendo que as principais formas de ingestões ocorrem de maneira indireta através de produtos excretados pelos insetos e produtos processados a partir dos mesmos, como mel, cera, pólen, óleos, corantes, infusões e farinhas.Observe a seguir algumas formas de como os insetos podem ser comercializados:

imagem inseto 1imagem inseto 2

imagem inseto 3

  • ·   Benefícios e Malefícios

O consumo de insetos por humanos é benéfico principalmente devido a composição nutricional. Esses animais são capazes de oferecer para o ser humano nutrientes de alta qualidade, destacando proteínas (aminoácidos essenciais), sais minerais (como fósforo, ferro e zinco), vitaminas e lipídios, além de serem fontes de fibras alimentares. Desse modo, por serem ricos nutricionalmente os insetos são capazes de funcionarem como suplemento alimentar para seres humanos subnutridos.

Quando comparados à aves e bovinos os insetos são mais ricos de nutrientes. Ademais, a criação desses animais para o consumo se torna mais econômica, visto que é necessário uma menor quantidade de ração em sua alimentação para a conversão em massa que pode ser consumida pelas pessoas, assim como é demonstrado na Figura 1, além de se reproduzirem rapidamente, ocuparem um menor espaço e também devido necessitarem de menos água. É importante destacar que em contraste com qualquer proteína animal ingerida pelos seres humanos os insetos apresentam uma menor probabilidade de transmitir doenças, em função de possuírem uma morfologia de sangue frio.

 

Figura 1. Quantidade de proteínas contidas em 100g e quantidade que cada animal necessita consumir para aumentar sua massa em 1g.

imagem inseto 4

O estímulo de maneira inconsciente para o consumo de insetos comestíveis pode gerar danos ao meio ambiente, pois eles possuem papéis fundamentais na natureza, como polinização, remoção de esterco e controle de pragas, masse o uso desses insetos for sustentável pode beneficiar a conservação dos recursos naturais e o equilíbrio da biodiversidade, visto que produzem menos gases de efeito estufa e consomem uma menor quantidade de água.Além desse malefício é importante destacar que as pessoas podem desenvolver alergias, por isso não se recomenda que alérgicos à crustáceos consumam insetos. Por fim, atualmente o preço por quilograma (kg) não é viável, isso ocorre devido possuirmos uma baixa oferta do alimento já que a criação de insetos para consumo ainda é muito baixa, entretanto esse problema pode ser facilmente resolvido a medida que os insetos sejam aceitos pela sociedade como possível alimento.

 

Referências

ROMEIRO, E. T. OLIVEIRA, I. D. CARVALHO, E. F. Insetos como alternativa alimentar: artigo de revisão. Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade, vol. 4, n. 1, São Paulo, 2015.

 

MORAES, M. S. Inovação no setor de alimentos: insetos para consumo humano. Interações (Campo Grande), vol. 17, n. 3, Campo Grande, 2016.

 

SALES, A. L. VECCHIA, E. B. D. RAVANELLO, G. M. VERPLOTZ, M. G. A opinião popular sobre a introdução de proteínas na alimentação humana a partir de insetos. Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari, Araquari, 2017.