Rotulagem de alimentos

Rotulagem de Alimentos

É considerado rótulo toda e qualquer inscrição que estiver apresentada na embalagem de um alimento, seja ela legenda, imagem, matéria descritiva ou gráfica, que esteja escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo, litografada ou colada sobre a embalagem do alimento.

Os rótulos são utilizados para informar ao consumidor a composição do alimento, informação nutricional, prazo de validade, origem, quantidade, método de conservação e devem ser feitas de forma correta, clara e precisa e escrita em língua portuguesa. Daí sua importância, se um alimento tiver em sua composição ovo, leite, glúten, amendoim ou outros componentes alérgicos essa informação deve estar contida no rótulo, para que essas pessoas não tenham complicações em sua saúde. Além do mais, a rotulagem transmite aos consumidores a segurança e qualidade utilizadas na fabricação do produto.

Com o objetivo de tornar as informações contidas em rótulos mais diretas e claras, já que boa parte da população não entende os dados contidos nos rótulos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estuda novas formas sobre rotulagem nutricional de alimentos no Brasil. O objetivo da revisão das regras de rotulagem é garantir mais clareza e qualidade nas informações sobre valores nutricionais e composição dos produtos. Neste processo está sendo realizada uma análise para criação de informações simplificadas e padronizadas, de fácil identificação e compreensão pelo consumidor, que indicará se o alimento possui alta concentração de nutrientes de preocupação à saúde humana.

 

Fonte: portal.anvisa.gov.br/rotulagem-de-alimentos