Entrevista

Enfrentamento ao COVID-19 - Importância da Alimentação para o fortalecimento do Sistema Imunológico

Entrevista do PET ENGALI realizada com a Nutricionista Byanca Dias da Silva, que conta sobre a importância da alimentação para fortalecimento do sistema imunológico, um importante aliado no combate a doenças.

byanca

Graduada em Nutrição, pela Faculdade União de Goyazes, Especializanda em Nutrição Clínica e Esportiva, pela INPÓS, atuante na Saúde Pública do Município de Turvânia, Goiás.

Nota-se a quantidade crescente de casos de COVID-19 “Coronavírus” no Brasil, uma doença que vem se tornando tamanha preocupação em todos os países do mundo. Diante disso, há várias medidas básicas de prevenção, incluindo ter cuidados básicos de higiene, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão e utilizar álcool em gel caso não seja possível lavar as mãos, não colocar as mãos nos olhos, nariz, boca e ouvidos.

Além destas medidas, é extremamente importante se ter hábitos alimentares saudáveis para fortalecer o sistema imunológico, principalmente para portadores de doença crônica, pacientes oncológicos e idosos, que estão no maior grupo de risco da doença.

virus

O “coronavírus” é um vírus que pode causar doenças respiratórias, algumas delas leves, por exemplo, resfriados e outras mais fortes, os principais sintomas dessa doença são: febre, tosse, dificuldade para respirar, alguns pacientes podem ter sintomas parecidos com os da gripe, mal estar, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou dores no peito.

noticia al

 

Ingestão Hídrica: A água funciona como um filtro para o corpo. Assim, ajudando a eliminar as toxinas existentes no nosso corpo por meio do suor e da urina. A Hidratação é essencial, pois o vírus pode levar a perca do apetite, levando a uma desidratação. Beba no mínimo 2 litros de água/dia.

 

noticia a

 

Vale ressaltar os 10 passos para uma alimentação saudável proposto pelo Ministério da Saúde:

  1. Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições;
  2. Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos, como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;
  3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;
  4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem para a saúde;
  5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis;
  6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina;
  7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação;
  8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa;
  9. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;
  10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e fumo.

Consuma especialmente frutas, verduras, legumes e hortaliças, pois auxiliam no bom funcionamento do corpo humano. A recomendação da OMS é de 5 porções diárias destes alimentos (frutas, verduras, legumes e hortaliças).

Destacando alguns mais importantes que agem diretamente no aumento da imunidade:

noticia alface

 

Vegetais de cor verde escura: por exemplo, agrião, acelga, almeirão, couve, espinafre, mostarda, brócolis, rúcula, etc. São uma ótima fonte de ácido fólico, substância essa que auxilia na produção dos glóbulos brancos que são agentes de combate de invasores.

laranja

 

Alimentos amarelos e laranjas: por exemplo, limão, laranja, abacaxi, melão, mamão, cenoura, milho, abóbora madura, etc. Estes alimentos são ricos em vitamina C, betacaroteno e luteína, estes agem no sistema nervoso e influenciam diretamente no sistema linfático.

noticia a jj

 

Inhame: É um tubérculo que auxilia na limpeza do sangue e fortalece os gânglios linfáticos (postos de defesa do sistema imunológico).

lavar

 

 Higienização dos Alimentos, Utensílios e Superfícies de manipulação destes: lembre-se a importância da higienização, pois estes podem ser fontes de contaminação.

Os alimentos devem ser higienizados da seguinte maneira: Lavar bem em água corrente um a um, logo após desinfetar em solução clorada por 15 minutos – 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária (sem alvejante) para 1 litro de água.

Os utensílios e superfícies de manipulação dos alimentos devem ser higienizadas da seguinte maneira: Lavar os utensílios ou superfícies de preparo com água e sabão e enxaguar; ou utilizar o álcool a 70%, não tendo necessidade de enxaguar após a higienização.

 

Contatos:

E-mail: nutribyancadias@gmail.com

Instagram: @nutri_byancadias

 

 

 

 

Fonte: BRASIL. Guia Alimentar da População Brasileira. 2 ed.2014. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf>.