Coronavírus
o melhor combate é a prevenção

Coronavírus: a melhor maneira de combater é se prevenindo.

O novo coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, ele foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Ele provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Seu período de incubação (tempo para manifestar sintomas) pode ser de 2 a 14 dias, sendo os principais semelhantes a um resfriado, e podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, causando problemas respiratórios. Até então estudos indicam que a transmissão se dá de pessoa para pessoa, através de contaminação por gotículas respiratórias ou contato.

Tentando reverter a contaminação, o diário oficial do estado de Goiás publicou, no dia 17 de março, o Decreto Nº 9.637 que complementa o Decreto N° 9.633, obrigando a suspensão de todas as atividades em feiras, shopping centers e nos estabelecimentos situados em galerias ou pólos comerciais de rua atrativos de compras. Também serão suspensas as atividades em cinemas, clubes, academias, bares, restaurantes, boates, teatros, casas de espetáculos e clínicas de estética, atividades de saúde bucal/odontológica, pública e privada, exceto aquelas relacionadas ao atendimento de urgências e emergências.  Não se incluem os estabelecimentos médicos, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos, clínicas de fisioterapia e de vacinação, distribuidoras e revendedoras de gás, postos de combustíveis, supermercados e congêneres.

De acordo com o Ministério da Saúde (2020) para diminuir a propagação da doença, é recomendado a redução de contatos físicos, evitar aglomerações e locais fechados, além de  intensificar a prevenção individual. Dentre as medidas de prevenção, estão relacionadas a higiene dos objetos e superfície que estão em uso frequente (celulares, mesas, cadeiras, maçanetas, chaves, torneiras e etc) e a higiene pessoal que é de extrema importância para proteção, atos como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas e principalmente lavar as mãos de maneira adequada.

A higiene das mãos deve ser feita com água e sabão, no mínimo 5 vezes ao dia por 20 segundos, e de preferência secar com toalhas de papel, como a utilização do álcool em gel para na higiene da mãos tem o mesmo efeito da água e sabão, o ideal é utilizar o álcool em situações quando não se pode lavar as mãos. Para a limpeza de superfícies é ideal o uso de álcool 70%, pois nelas o vírus pode resistir até 9 dias, em temperaturas ambientes. O álcool em concentração de 70% além de não ser tão volátil, é ideal para antissepsia. 

Com a grande demanda de álcool em gel, esse produto pode estar em falta, por isso deve-se estar atento a produtos clandestinos ou receitas sem base científica, que podem ser ilegais e prejudiciais a saúde. Pesquisadores da Universidade de Medicina Greifswald e do Instituto de Higiene e Medicina Ambiental da Alemanha publicaram um artigo no qual utilizam agentes biocidas para limpeza de superfícies contra coronavírus.

Os estudos constataram que além do etanol a 62-71%, o hipoclorito de sódio (popularmente conhecida como água sanitária) a 0,1% e o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) a 0,5%, com 1 minuto de exposição, podem reduzir significativamente a infecciosidade por coronavírus nas superfícies.

Além das recomendações citadas, vale ressaltar o cuidado ao sair de casa, o professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Oscar Bruña-Romero, define algumas medidas de prevenção ao ir no mercado como: distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, evitar toques no mercado, optar por pagar em cartão, evitando tocar em menos dinheiro e moedas, limpar periodicamente a casa e seus equipamentos, trocar de roupa ao chegar, limpar itens comprados que não comestíveis com soluções de álcool 70%. Já os alimentos, sempre higienizar as embalagens ao chegar em casa, para aqueles que serão consumidos crus (frutas e verduras) lavar bem com água corrente e mergulhar em uma solução contendo hipoclorito de sódio, verifique sempre as recomendações do rótulo antes de fazer a solução.

Portanto para prevenir o coronavírus, sempre ter cuidado e precaução, fiscalizar bem os rótulos dos produtos, evitar a automedicação e procurar fontes confiáveis de informação.   

 

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Saúde. Novo coronavírus (COVID-19): O que é coronavírus?. 2020. Disponível em: www.saude.gov.br. Acesso em: 19 mar. 2020.

BRASIL. Natália Monteiro. Ministério da Saude. Saúde anuncia orientações para evitar a disseminação do coronavírus. 2020. Disponível em: www.saude.gov.br. Acesso em: 19 mar. 2020.

Estado de Goiás. ATOS DO PODER EXECUTIVO: : DECRETO Nº 9.637, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Diário Oficial. Goiás. 17 mar. 2020. Disponível em: http://www.saude.go.gov.br. Acesso em: 19 mar. 2020.

KAMPF, G. et al. Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents. Journal Of Hospital Infection. Greifswald, Alemanha. 31 jan. 2020. Disponível em: www.sciencedirect.com. Acesso em: 19 mar. 2020.

UFSC (Santa Catarina). Professor da UFSC especialista em pandemias indica medidas de proteção para a ida ao mercado.2020. Elaborado por: Paulo Liedtke et al. Disponível em: https://noticias.ufsc.br  Acesso em: 19 marc. 2020.