recall

Recall de Alimentos

O recall é o recolhimento de produtos que apresentam defeitos, informando a ação para o consumidor e assim sanar os problemas referentes a este. Esse procedimento acontece quando o produto apresenta risco a vida, saúde, integridade e segurança do consumidor.

Em alguns países a retirada de produtos do mercado também pode ser chamada de “recall”, “withdrawal”, “productwithdrawal” ou “marketwithdrawal” e possui significados diferentes sob o ponto de vista da amplitude da distribuição do produto e do risco implicado. No entanto, no Brasil o termo recall e recolhimento são utilizados como sinônimos.

Mas como ocorre este procedimento?

A rastreabilidade é capacidade de conhecer às informações de todo percurso de um produto, desde sua origem ao produto final. Com essas informações é possível o recall dos produtos de forma rápida e ágil. Entretanto os produtos adquiridos pelo consumidor não é uma informação de conhecimento da indústria, por isso é importante comunicar aos consumidores os defeitos do produto, os riscos que ele apresenta, as recomendações necessárias e os meios de contato com a empresa. A RDC n. 24/2015 apresenta regras específicas sobre o recolhimento de produtos alimentícios.

Um caso de recall acontecido recentemente é o da Heineken que anunciou um defeito em lotes de garrafas de 330 mL longneck da cerveja, já que na abertura da embalagem poder desprender lasca de vidro, causando problemas intestinais ao consumidor.

A pepsico também anunciou recall em unidades de salgadinhos “Fandangos” de presunto, uma vez que a mesma continha proteína do leite sem informação prévia, o que poderia causar crises em pessoas alérgicas a substância.

 

ANVISA. Perguntas e respostas sobre Recolhimento de Alimentos. Brasília, 2016. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=2810859&_101_type=document>. Acesso em: 20 fev. 2020.