capa

Corantes Naturais

Corantes Naturais

 

O que é corante?

 

Os corantes são aditivos alimentares que servem como conservantes, proteção contra alterações oxidativas e também para dar cor, aroma e sabor aos alimentos. Eles têm a finalidade conferir, intensificar e padronizar a cor dos alimentos, dando ao produto uma aparência de natural. Com isso, através da adição de um corante pode aumentar o interesse ao produto, por causa da aparência.



Por que usar corante?

 

Durante o processamento de um produto pode ocorrer diversas reações e causar a perda de sua aparência, com a adição de corante no alimento, volta-se à configuração esperada pelos consumidores.

Os corantes são muitos utilizados nas indústrias alimentícias, como na fabricação de doces (balas, pirulitos e chicletes), onde podem ser usados sozinhos ou combinados com outros para obter a coloração desejada ao produto. São utilizados muitos corantes naturais, porém os mais utilizados são os artificiais, por apresentarem um menor custo e maior estabilidade.

corantesalimentos

Alguns corantes naturais:

 

As principais fontes de obtenção de corantes naturais são as plantas, insetos, fungos e bactérias. 

A clorofila é um corante natural de origem vegetal, extraído da folha das plantas. Atualmente ele pode ser utilizado tanto como corante nos alimentos quanto como antioxidante. Possui vários tipos de clorofila, e a cor também varia entre elas, como azul-esverdeado e amarelo-esverdeado.

clorofila

Os carotenóides são pigmentos também extraídos das plantas, normalmente localizam juntamente com as clorofilas, no cloroplasto. Eles são encontrados em todos os organismos fotossintetizantes. A maioria dos carotenóides utilizados na indústria são obtidos de plantas e algas ou quimicamente. Atualmente, obteve-se o interesse na extração de carotenóides por processos biotecnológicos, por ser uma tecnologia que utiliza organismos vivos no seu processamento. Eles podem ser amarelo, laranja ou vermelho.

carotenoide

As betalaínas são encontradas no vacúolo das plantas. É um pigmento de coloração variada entre vermelho, amarelo, pink e laranja, sendo que a beterraba é a principal fonte deste pigmento.

betalaina

O carmim é um corante vermelho extraído da cochonilha, que é um inseto. É bastante estável e resistente à oxidação.

carmim

O urucum é extraído da semente Bixaorellana, confere ao alimento a cor avermelhada. Suas maiores aplicações são em salsichas, balas e confeitos, manteiga, entre outros alimentos.

urucum

A cúrcuma é extraído da raiz da Curcuma Longa e é amarelo. É muito utilizada em produtos lácteos, sorvetes e produtos de panificação.

curcuma

Benefícios à saúde

 

É muito importante a utilização de corantes naturais na indústria de alimentos, pois além de melhorar a aparência dos alimentos, eles são benéficos à saúde. Nos últimos anos aumentou-se bastante a busca por alimentos saudáveis, principalmente o público fitness. Muitos desses corantes podem ajudar na cura de doenças e na prevenção das mesmas. 

 

Referências

 

AZEREDO, L. dos S. et al.. Corantes: naturais e artificiais. Revista de Trabalhos Acadêmicos- Universo Campos dos Goytacazes. 2016, n 6, vol. 2. Disponível em: <http://revista.universo.edu.br/index.php?journal=1CAMPOSDOSGOYTACAZES2&page=article&op=viewFile&path%5B%5D=3453&path%5B%5D=2337>. Acesso em: 19 de fev. de 2020.

 

PAZZOTI, G. S. de O.. Utilização de corantes na indústria que processa balas, pirulitos e chicletes. Revista Científica UNILAGO. São José do Rio Preto. Disponível em: <http://www.unilago.edu.br/revista/edicaoanterior/Sumario/2013/downloads/2013/UTILIZA%C3%87%C3%83O%20DE%20CORANTES%20NA%20IND%C3%9ASTRIA%20QUE%20PROCESSA%20BALAS,%20PIRULITOS%20E%20CHICLETES.pdf>. Acesso em: 19 de fev. de 2020.

 

SOUZA, R. M. de. Corantes naturais alimentícios e seus benefícios à saúde. Centro Universitário Estadual da Zona Oeste. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/tccs/ccbs/Rosilane%20Moreth%20de%20Souza.pdf>. Acesso em: 19 de fev. de 2020.