Imagem

Processo de secagem com leito de jorro em alimentos

A secagem está entre os procedimentos mais utilizados na indústria química, farmacêutica e de alimentos. Uma das técnicas para a realização da secagem é através do processo denominado leito de jorro. Em relação a essa técnica, foi realizada uma entrevista com o professor doutor Gilberto Alessandre Soares Goulart da Escola de Agronomia da UFG. No inicio da entrevista, foi perguntado ao professor o que seria leite jorro, que respondeu: “O leito de jorro é uma técnica simples de secagem de um secador de partículas, dinâmico, que promove um contato entre partícula - fluido e partícula - ar de secagem, atribuindo uma granulometria muito adequada para solubilização de muitos produtos. Essa técnica assemelha-se a outro processo de secagem feito por leito fluidizado, sendo que a diferença se dá devido ao leito fluidizado apresentar um movimento aleatório das partículas e já no leito de jorro, o movimento das partículas é mais ordenado. Um equipamento de leito de jorro compõe-se de uma região central, um canal de transporte das partículas; uma região de jorro (fonte), onde as partículas secam em suspensão; e uma região anular denominada como deslizante, em que as partículas secam pelo atrito. Apresenta algumas vantagens em relação a outras técnicas, já que é um processo simples, o equipamento é de fácil manutenção, barato e pode ser feito por pequenos produtores”.

Além disso, ele salienta que os “produtos em suspensão, pastas ou sólidos podem ser submetidos a esse processo”. Sendo que, tem diversas aplicações como “a secagem de partículas (grãos), suspensões (suco, leite e derivados) e pastas (farináceas), além de outras aplicações na parte do recobrimento de partículas que  facilita por exemplo, o enriquecimento do farelo de soja utilizando outro tipo de proteína ou enzima”. Portanto, é necessário escolher a técnica mais viável para o seu processamento.

Assim, os estudantes do curso de Engenharia de Alimentos da UFG que tem interesse em conhecer melhor essa técnica e realizar pesquisas, existe um grupo de orientado pelo professor Dr. Gilberto Goulart da Escola de Agronomia, que executa esse procedimento com o arroz e que, posteriormente, também incluirá o café e alguns frutos do cerrado. Portanto, os interessados podem entrar em contato com o grupo, lembrando que somente pessoas treinadas podem operar o equipamento.

Esse artigo foi feito a partir da entrevista feita com o professor doutor Gilberto Alessandre Soares Goulart.