ervas e condimentos

Uso de ervas e condimentos naturais na perspectiva da redução de aditivos e conservantes nos alimentos

O mercado de ervas e condimentos tem se movimentado desde as grandes navegações até os tempos atuais por seus múltiplos benefícios. Para os pequenos produtores rurais, que pretendem investir em novos projetos, a forma de cultivo orgânico dessas ervas tem recebido muita procura, movimentado por um público crescente que busca uma alimentação mais saudável.

A região Centro-Oeste do Brasil é propícia ao cultivo de ervas e condimentos devido aos fatores climáticos aqui existentes. Outro ponto positivo aos produtores rurais é devido a própria característica da erva impedir que sejam aplicados produtos químicos, devido ao seu ciclo de vida que é muito curto e não haveria um período de carência para bater um produto químico ali. Sendo assim, a forma pura de cultivo se torna mais viável para esse tipo de produtor.

O principal problema atual na alimentação é o excesso. Por exemplo, o nitrato e o nitrito que são adicionados em carnes curadas, apenas em excesso podem ser cancerígenos. Então, se pudéssemos utilizar outros conservantes seria mais interessante. No entanto, é perigoso suprimir totalmente esses aditivos, porque poderíamos ter problemas de infecções alimentares. Isso implica a aprender a reduzir alguns condimentos e balancear com a utilização de ervas, guiando-nos a uma alimentação mais saudável. Assim, o uso de ervas e condimentos é uma boa alternativa para esse tipo de problemática.

Outro problema é o sódio, o grande vilão quando se trata dos alimentos industrializados que é usado principalmente para saborizar. Portanto, diminuir o consumo de sódio seria ideal. Atualmente, o acesso a ervas com adição de sal, é fácil. Com isso se tem o objetivo de acentuar o sabor e incentivar a diminuição na quantidade sal utilizada no alimento.

Os benefícios da utilização das ervas e condimentos para a saúde:

Além de ser muito consumidos por sua palatabilidade, praticamente todas as ervas e condimentos apresentam em sua estrutura compostos que agem como antioxidantes e antimicrobianos. Se utilizados, levando em consideração seu princípio ativo, esses aditivos naturais podem reduzir o uso de outros aditivos não naturais e, consequentemente, permitir a produção de um alimento mais saudável. Por exemplo: não é possível adicionar pimenta do reino o suficiente para evitar a oxidação total da carne, mas associado aos aditivos químicos é possível reduzir a utilização dos antioxidantes artificiais com adição de outros condimentos naturais.

Importância dos aditivos artificiais combinados à condimentos naturais

Devido a necessidade de preservar certas características e prolongar a vida útil do alimento, é necessário utilizar aditivos. Porém, a composição desses conservantes está repleta de aromatizantes e compostos químicos artificiais que poderiam ser dispensados ou reduzidos sem que se perca características nutricionais e o sabor. Dessa forma, irá garantir uma alimentação nutritiva, com baixo nível de conservantes e aditivos químicos somado às propriedades já citadas das ervas.

Fonte: Entrevista com a professora Rosângela Vera do curso de Engenharia de Alimentos por Roberto Braz