.

Brasil quer reduzir 144 mil toneladas de açúcar de alimentos e bebidas até 2022

Foi anunciado na segunda-feira 26 de novembro, que o Brasil assinou um acordo para a redução de 144 mil toneladas de açúcar de alimentos industrializados no país até 2022. São 68 empresas envolvidas no acordo e 1147 produtos precisam reduzir açúcares.

Fazem parte do acordo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (ABIMAPI) e a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos).

O Brasil será um dos primeiros países do mundo ao tomar esta medida, segundo o Ministério da Saúde, este acordo segue o mesmo modelo do feito para redução do Sódio, que diminuiu mais de 17 mil toneladas de sódio dos alimentos processados em quatro anos.

De acordo com os dados apresentados no evento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere um consumo de açúcar de até 50g por dia, ou seja, 10% das calorias consumidas diariamente seria o ideal. O brasileiro consome quase o dobro do que o recomendado pela OMS: 80 gramas por dia, sendo que 36% destes são os açúcares já adicionados aos alimentos industrializados.

Além disso, a indústria de alimentos terá algumas metas de redução que serão seguidas até 2022, especialmente aos alimentos que adicionam açúcar mais que a média. São 48% acima da média preconizada pela OMS.

Um exemplo, seria uma redução de 62% dos açúcares presentes nos biscoitos.

O Ministério da Saúde divulgará tabelas específicas de redução de açúcares para cada seguimento alimentício.

Sobre a meta de reduzir em até 144 mil toneladas, o  Ministro da Saúde Gilberto Occhi declarou:

"É um número significativo na busca da conscientização da nossa população. Para que tenhamos menos problemas de doenças que podem ser evitadas na nossa sociedade, como a diabetes e a hipertensão".

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será a responsável pelo monitoramento da redução e será feita uma fiscalização de dois em dois anos. A primeira análise está programada para ser realizada ao final de 2020.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/11/26/brasil-assina-acordo-para-reduzir-144-mil-toneladas-de-acucar-dos-alimentos.ghtml