ena

Engenharia de Alimentos: é tipo Nutrição?

            Uma pergunta muito comum quando falamos do curso de engenharia de alimentos, é se ele tem alguma semelhança com a área ou com o curso de Nutrição. Nessa publicação, o PET Engenharia de Alimentos vêm esclarecer essa dúvida de uma vez por todas. Confira!

            Uma pergunta muito comum quando falamos do curso de engenharia de alimentos, é se ele tem alguma semelhança com a área ou com o curso de Nutrição. Podemos dizer que a Nutrição estuda a interação dos alimentos com o corpo humano, enquanto a Engenharia de Alimentos estuda a interação dos alimentos com os seus respectivos processos de produção, embalagens, métodos de conservação e etc.

Mas o que é realmente a Engenharia de Alimentos?
            Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Alimentos (ABEA), trata-se da área de conhecimento específica capaz de englobar todos os elementos relacionado a industrialização de alimentos, e que pode através do profissional com esta formação, potencializar o desenvolvimento deste ramo em todos os níveis; seja na formação de profissionais,  no subsídio à elaboração de políticas, nos projetos de pesquisa, na atuação dentro das empresas do setor, ou na colaboração à preservação da saúde pública.

            Embora ambas as áreas sejam igualmente importantes para a saúde e alimentação humana, não devemos confundir as duas coisas:  Um engenheiro de alimentos cursa durante a graduação disciplinas de cálculo, física, química, fenômenos de transporte, operações unitárias, desenho técnico e etc., assim como estudantes de qualquer outra Engenharia. Já o nutricionista é um profissional de saúde, que durante a graduação cursa disciplinas como anatomia, fisiologia, imunologia, técnica dietética, nutrição humana, farmacologia, dentre outras.

            O site Guia do Estudante realizou uma publicação muito interessante sobre as diferentes áreas de atuação dos dois profissionais, que você pode conferir nesse link.

            Ficou alguma dúvida? Sinta-se a vontade para entrar em contato conosco por e-mail (petengali@gmail.com) ou pelo Instagram (@petengali).

 

Por: Milena Vieira
(Bolsista do PET EngAli - UFG).

 

Fontes:
http://abea.com.br/o-que-e-engenharia-de-alimentos/
https://fanut.ufg.br/
https://guiadoestudante.abril.com.br/