Imagem para noticia do PJC

Filme plástico biodegradável de casca de maracujá vence Prêmio Jovem Cientista

O Prêmio Jovem Cientista foi criado na década de 80, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como forma de incentivar a pesquisa no Brasil. Atualmente, a premiação é realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário e Banco do Brasil.

Esse ano ocorreu a 29º edição do Prêmio Jovem Cientista com o tema “Inovações para Conservação da Natureza”.  Na qual os ganhadores foram anunciados na última terça feira, dia 30, em Brasília.

Entre os vencedores do Prêmio na categoria Ensino Médio estava à aluna do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul, Juliana Davoglio Estradioto com a pesquisa sobre Filme plástico biodegradável, feito a partir da casca de maracujá. O produto pode substituir embalagens de mudas de planta que acabam gerando resíduos na agricultura. “Quando se retira o plástico convencional, muitas vezes acaba danificando a raiz da muda”, explica ela.

A iniciativa ocorreu quando a jovem percebeu a quantidade de casca de maracujá que era desperdiçada em sua cidade. Sendo que com elas foram produzidas a embalagem biodegradável para muda.

Com o mesmo projeto a estudante ganhou vários outros prêmios, entre eles o Agência USP de Inovação na 15ª Febrace e a medalha de ouro no Genius Olympiad 2018, na Universidade Estadual de Nova York.

Fonte: CLEMENTE, Gabriela. Estudante gaúcha recebe prêmio Jovem Cientista com projeto de plástico biodegradável. Jornal G1, Rio Grande do Sul. Disponível em:

<https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2018/10/30/estudante-gaucha-recebe-premio-jovem-cientista-com-projeto-de-plastico-biodegradavel.ghtml>. Acesso em: 30 out. 2018.