notícia

Revelando verdades sobre o óleo de coco

Recentemente, ocorreu uma polêmica a respeito do óleo de coco em que, Karin Michels, que é professora da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard (Estados Unidos) e diretora do Instituto de Prevenção e Epidemiologia de Tumores da Universidade de Friburgo (Alemanha) ao ministrar uma palestra declarou: “Óleo de coco faz tão mal quanto veneno. É a pior coisa que você pode comer”, além de outros posicionamentos contra o consumo desse ingrediente. Essa polêmica chegou ao topo dos assuntos mais falados na internet nas últimas semanas.

Segundo ela, o óleo de coco é mais perigoso que banha por ser uma gordura predominantemente saturada, podendo elevar o risco de doenças coronárias. No entanto, uma metanálise publicada em 2015 no British Medical Journal (BMJ), feita por um especialista em cardiologia Intervencionista em Londres, Dr. Aseem Malhotra, mostra que todos os dados cientificamente relevantes conhecidos até hoje sobre a ingestão de gordura saturada e doenças cardíacas não apoiam qualquer associação significativa entre gordura saturada e risco cardiovascular.

Dentre outros argumentos feitos sobre esse assunto, foi que o óleo de coco não deve ser prescrito para a perda de peso. Fato esse verdadeiro já que, não existe nenhuma evidência científica que esse alimento natural contribui na perca de peso, que está associada à alimentação em geral.

Assim, é importante que se faça o consumo correto da gordura, pois o conjunto de gorduras usadas de forma inapropriada que causam alguma modificação. “O óleo de coco é mais um alimento: não vai matar nem salvar a vida de ninguém. E, como qualquer tipo de gordura, deve ser usado com moderação”, afirma Elaine Pádua, nutricionista no Hospital das Clínicas de São Paulo e na UNIFESP.

Fonte: https://exame.abril.com.br/ciencia/oleo-de-coco-e-veneno-puro-diz-pesquisadora-de-harvard/