Logo 3º Workshop Engenharia de Alimentos

III Workshop da Engenharia de Alimentos

Durantes os dias 22, 23 e 24 de agosto foi realizado o III Workshop da Engenharia de Alimentos na Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele foi promovido pelos grupos Associação Atlética Acadêmica Engenharia de Alimentos (A.A.A.E.A.), Centro Acadêmico do curso de Engenharia de Alimentos (CAENA),Consultoria Integrada de Produção e Processamento de Alimentos - Consultoria Júnior (CIPPAL),  Grupo de Estudos Avançados do Leite e dos seus Derivados (GELAC), Grupo de Estudos de Alimentos Orgânicos (GEPOA), Programa de Educação Tutorial de Engenharia de Alimentos (PET EngAli) e Projeto de Extensão Cervejamos. Nele tivemos a participação de estudantes de outras instituições de ensino, inclusive de outros estados.

O evento teve como tema central “Gestão e Inovação” e contou com 6 minicursos:

• Minicurso de Confeitaria;

Minicurso de confeitaria;

• Minicurso de Ketchup e Maionese;

minicurso maionese e katchup

• Minicurso de Design Thinking;

design thinking

• Minicurso de Chocolate;

minicurso chocolate

• Minicurso de Harmonização de Cerveja e Cachaça;

Minicurso de harmonização de cerveja e cachaça

• Minicurso de Panificação.

panificação

3 visitas técnicas:

• Refrescos Bandeirantes (Coca-cola);

Coca cola

• Klaro Cervejaria;

klaro essa

• Grupo GSA;

GSA

5 palestras :

• Ferramentas de Gestão da Qualidade em Serviços de Alimentação e Indústria de Alimentos - Palestrante: Karla Ananias

Palestra 1

• Química Forense na Perícia de Alimentos - Palestrante: Wendell Karlos Tomazelli Coltro

qf

• Gestão de Pessoas na Indústria de Alimentos - Palestrante: Raphael Maldi (Representante da Heinz);

heinz

• O Que Preciso Fazer na Indústria de Alimentos para Dominar o Mundo - Palestrante: Uaitã Pires do Nascimento (Representante da GELNEX);

uiatã

• A Revolução da Carne Brasileira: Pecuária Responsável e Sustentável Produzindo Proteína de Excelência - Palestrante: Romero Anthony Hatem.

carne

Somado a isso, foram realizadas apresentações de resumos e artigos, dos quais 15 serão publicados na Revista Desafios. Os prêmios de melhor artigo e melhor resumo foram para:

• Melhor Resumo:
    • AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE GELEIA DE MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis f. flavicarpa) ENRIQUECIDA COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE FARINHA DA CASCA DO FRUTO.
    Autores: Leilyane Carla Silva, Paula Keiko Peralta, Ilma Marques Gomes e Luciana Costa Lima.
  • Melhor Artigo:
    • VIDA ÚTIL DE POLPA CONGELADA DE ARATICUM EMBALADA OU NÃO A VÁCUO.
    Autores: Cristiane Maria Ascari Morgado,Ana Paula Silva Siqueira, Annelisa Arruda de Brito, Eli Regina Barboza de Souza, Luis Carlos Cunha Junior e Ronaldo Veloso Naves.

Através da realização desse evento, pode ser promovida maior interação entre os discentes, docentes e profissionais da área de alimentos através da troca de experiências e do tratamento de temáticas não tão usuais durante a graduação. Somado a isso, pudemos divulgar o Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Alimentos (PETEngAli) aos alunos de graduação dando a ele mais visibilidade.

A comissão organizadora agradece a participação de todos!