Foto de um ovo cozido

O mito dos ovos de plástico

No dia 25 de junho, ocorreu o inicio da circulação de um vídeo em que uma pessoa alegava que o ovo que havia comprado era de plástico e vinha da China. Insatisfeita com o produto, a consumidora fala no vídeo sobre a casca e a textura da clara do ovo, tentando justificar sua reclamação.

O vídeo em questão, é falso. Primeiramente, o Brasil não exporta ovos de países asiáticos. Segundo Helenice Mazzuco, zootecnista da Embrapa Suínos e Aves, a produção brasileira de ovos é suficiente para atender a demanda.

A membrana entre a casca e a clara do ovo, é perfeitamente natural e não uma película de plástico, como alegado pela compradora. Segundo Helenice, essa membrana na casca, em ovo embrionário, funciona como uma camada a mais de proteção e também uma espécie de placenta. Em ovos não fecundados, esta película permanece ali e não oferece riscos a saúde.

A clara apresentar-se em uma textura mais aquosa, não quer dizer que o ovo não seja de verdade, pois com o tempo, as partes do ovo vão perdendo suas propriedades por interagirem entre si e com o ambiente. O ar que passa pelos poros da casca do ovo pode alterar a textura da parte de dentro. Ou seja, o ovo do vídeo, seria apenas um ovo velho.

Sobre a casca, que estaria mais dura, não há problemas algum. A parte do ovo que é batida em uma superfície para que seja quebrada, é uma das mais resistentes. No vídeo, não há possibilidades de saber a força aplicada pela mulher para que o ovo se quebre.

Depois de tanta repercussão e alguns transtornos com esta falsa publicação, alguns sites já estão retirando o vídeo de circulação.

Source: https://saude.abril.com.br/blog/e-verdade-ou-fake-news/ovos-de-plastico-da-china-sao-vendidos-no-brasil-como-alimento-e-boato/