panc

Plantas Alimentícias Não Convencionais

Conheça as PANC'S!
Apesar de pouco conhecidas, as Plantas Alimentícias Não Convencionais,  representam um mundo de sabores e propriedades e serem explorados.

Alguns autores dizem que utilizamos apenas 0,04% da biodiversidade alimentícia do planeta. Há cerca de 300 mil espécies de plantas descritas no mundo, das quais se estima que no mínimo 10% sejam de plantas comestíveis. Das 30 mil espécies de plantas comestíveis, comemos apenas 150. E a inclusão das Plantas Alimentícias não Convencionais é incentivada justamente para aumentar o consumo de especies comestíveis pouco conhecidas.

O que são as PANC'S?

As plantas Alimentícias não convencionais (PANCs), são plantas ou partes de plantas que podem ser utilizadas na alimentação, mas que não são usualmente utilizadas no dia a dia das pessoas. Esses vegetais, porém, não constituem um grupo homogêneo e podem incluir, por exemplo, tanto as nativas quanto as exóticas, ou ainda plantas de produção espontânea ou cultivadas.

Como podem ser consumidas?

Assim como todos vegetais que conhecemos, cada PANC apresenta uma forma diferente de preparo. Muitas plantas podem ser consumidas in natura, na forma de suco ou em saladas. Outras podem ser ingeridas cozidas ou refogadas, e existem ainda aquelas que obrigatoriamente devem passar por cozimento.O cozimento deve-se ao fato de que algumas plantas devem passar por esse processo para eliminar substâncias que podem causar problemas à saúde. Outras, porém, são cozidas apenas para tornarem-se mais macias.

 Exemplos de PANC'S:

*Taioba: é uma grande folha verde escura que nasce a partir de grandes raízes. Seu gosto lembra o do espinafre, e ela deve ser consumida sempre cozida, frita ou refogada, nunca crua.

hjkjlff

*Ora-pro-nóbis: Suas folhas, secas e moídas ou frescas são a parte comestível, e podem ser usadas em receitas como sopas, omeletes, tortas e refogadas, ou ainda cruas em saladas. Além disso, podem ser usadas para enriquecer a farinha, massas e pães.

sfghj

*Begônia: tem flores comestíveis, que podem ser consumidas como geleias, saladas e mousses.

beg

*Mangará: é um nome utilizado para se referir ao coração da bananeira, a parte que fica no fim do cacho da banana. Seu uso pode ser parecido com o do palmito. A planta possui ainda propriedades úteis para tratar problemas renais e anemia.

mangara

*Vinagreira: as folhas jovens e as pontas dos ramos são comestíveis, assim como a flor e as sementes. Pode ser consumida crua, refogada ou cozida.

vinagreira

*Araçá do campo: os frutos podem ser consumidos in-natura, pouco apreciadosAs folhas e frutos podem ser utilizadas como anti inflamatório.

araça

 

Fontes: 

https://noticias.bol.uol.com.br/bol-listas/11-plantas-alimenticias-nao-convencionais-que-voce-precisa-conhecer.htm

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/62-alimentos/5387-pancs-as-plantas-nao-convencionais-que-tambem-podem-ser-consumidas-na-alimentaasao.html

https://alimentacaoemfoco.org.br/panc-plantas-alimenticias-nao-convencionais/

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/33580014/mais-do-que-matos-elas-sao-as-plantas-alimenticias-nao-convencionais-pancs