Embalagem

Embalagens Inteligentes

A pesquisa para embalagens tem aumentado, onde procura-se fornecer uma maior segurança e eficiência, ao proporcionar um alimento mais fresco e seguro.

As exigências para às embalagens são altas, uma vez que garantir frescura e higiene é um desafio tendo em vista que durante o transporte dos alimentos  pode haver danificações ou perdas. A  tecnologia desenvolvida contribui para manutenção de um produto fresco e seguro.

As embalagens inteligentes são aquelas que alteram as condições em que o produto se encontra, além de aumentar a vida útil do mesmo. As técnicas utilizadas variam quanto a absorção de oxigênio, etileno, umidade, odor, agentes antimicrobianos, dentre outros.

Um fator interessante é que a base da embalagem pode ser feita com o uso de materiais biodegradáveis. Isso, contribui para uma diminuição do descarte de poluentes, e em alguns casos, produzir embalagens que podem ser consumidas juntamente com o alimento.

Como Engenheiro de Alimentos, é importante pensarmos em desenvolvimento de tecnologias que promovam a produção de um alimento de qualidade, viabilidade e durabilidade maior. Além disso, é importante considerar consequências desse desenvolvimento, e caso sejam elas negativas, tentar diminui-las ou eliminá-las. 

 

 

Fonte: BASF Brasil