fsd

Ovos de Páscoa de colher: atenção para o armazenamento e prazo de validade

Páscoa e chocolate no Brasil são praticamente sinônimos, e com isso a publicidade infantil sempre foi massiva para atrair os consumidores mirins e alavancar ainda mais as vendas. Tal prática hoje está na mira da sociedade e as empresas estão tendo que concentrar esforços no desenvolvimento de seus produtos, buscando sempre oferecer produtos de qualidade e novidades para atrair os consumidores. Nessa busca por inovação, entram em cena os “ovos de colher”, que andam circulando pelas timelines das redes sociais e despertando a curiosidade de novos consumidores pela beleza e variedade dos recheios.

Algumas das grandes empresas do mercado de chocolate já aderiram à moda e criaram versões industrializadas para os ovos de colher, porém ainda de forma discreta. Tais itens vêm fazendo sucesso mesmo à moda caseira, por pequenas indústrias e donas de casa que usam essa época para aumentar a renda familiar.

Com isso, surge algumas dúvidas: Como se come um ovo de colher dee uma única vez? Fazendo um comparativo com o consumo do ovo tradicional, certamente não dá! O ovo tradicional de chocolate é consumido durante dias, sendo fracionado aos poucos. Imaginando que o ovo de colher também possa permanecer durante dias na geladeira, qual risco de proliferação de microrganismos oriundos da colher (da saliva do consumidor, no caso)?

Quem nunca ouviu da avó: “não ponha a colher de volta no doce senão azeda”! Nesse caso, vale refletir sobre alguns pontos:

  • Produções caseiras de ovos de chocolate sempre existiram, mas envolviam basicamente a têmpera do chocolate e recheios açucarados, usados no meio da casca ou do bombom. Para rechear os ovos de colher, itens com maior susceptibilidade à contaminação microbiológica têm sido usados, como doces cremosos, grandes quantidades de creme de leite e frutas frescas, requerendo maiores cuidados com a higiene. Existe informação suficiente para que as produções caseiras sejam seguras?
  • O prazo de validade desses produtos certamente é menor que o ovo tradicional e a condição de armazenamento também requer maiores cuidados. Como regular a produção caseira e a entrega dos pedidos? Como garantir que sua encomenda está fresca?
  • Ao iniciar o consumo, se a mesma colher for usada repetidamente, os microrganismos da saliva (principalmente Staphylococcus aureus) serão introduzidos no recheio. Qual o risco de toxinfecção alimentar?
  • A RDC 259/2002 traz no item 6.7.1: “Quando necessário, o rótulo deve conter as instruções sobre o modo apropriado de uso, incluídos a reconstituição, o descongelamento ou o tratamento que deve ser dado pelo consumidor para o uso correto do produto.” Mesmo nos rótulos dos ovos de colher industrializados, não deveriam existir instruções de consumo?

Apesar da importância das reflexões acima, especialmente pelo consumo por crianças e idosos, mais susceptíveis a toxinfecções alimentares, é possível garantir a segurança com alguns cuidados:

  • Se for comprar ovos de colher de produção caseira, confirme que requisitos de higiene são seguidos e dê preferência às pessoas com experiência no ramo.
  • Procure adquirir ovos de colher de tamanho pequeno, garantindo a possibilidade de consumo em uma única vez ou em poucos dias.
  • Tente usar várias colheres, sem repetir o uso de uma que já teve contato com a saliva.
  • Ao encomendar seu ovo de colher, saliente a importância de que seja de produção recente e procure informar-se a respeito da data de produção e validade.

O grupo Pet Engenharia de Alimentos, deseja a você e sua família, uma Feliz Páscoa, com muitos chocolates – mas cuidado, fiquem sempre de olho na validade e no período de consumo do seu produto, evitando futuras complicações.

 

Fonte: Food Safety Brazil

URL relacionada: https://foodsafetybrazil.org/cuidados-com-o-consumo-lento-de-ovos-de-pascoa-de-colher/