Dicas para focar nos estudos

8 Dicas para focar nos estudos

Selecionamos oito dicas para ajudar você a focar nos estudos e obter um melhor rendimento nesse semestre. Confira!

É importante se organizar e planejar para que as atividades não se acumulem. O semestre está para começar e muita gente tem dificuldade de fazer isso. Então, confira abaixo algumas dicas que podem ajudar a solucionar esse problema!

1) Faça um cronograma

Ter um cronograma é o básico para todo estudante. O cronograma ajuda a manter a rotina de estudos e também a desenvolver o hábito de estudar, o que sabemos que não é muito fácil!

2) Metas diárias

Metas diárias de estudo te ajudam a progredir e se motivar. As metas também te ajudam a completar objetivos definidos mais facilmente.

3) Organize seu ambiente de estudo

Sua cadeira deve ser confortável para manter sua postura ereta. É importante que você esteja focado, portanto mantenha o telefone desligado,  ele é um grande inimigo. Em cima da sua mesa é necessário ter um caderno para anotações. Muitas pessoas só conseguem aprender escrevendo. Para te ajudar, use marcadores de páginas para apostila.

4) Conteúdo organizado

Além do local, é importante ter o conteúdo organizado para evitar perder tempo ao  decidir o que vai estudar. Isso facilita sua rotina de estudos e te evita de perder seu tempo precioso.

5) Não saia para uma festa na noite anterior a uma prova importante

É bem difícil perder aquela festa que você sabe que vai bombar e que todos estão indo, mas é importante ter uma boa noite de sono. Em médio prazo a nossa habilidade de ler e reter informação diminui com a abstinência de sono. Portanto se você passa a noite acordado, pode acabar esquecendo muita informação.

6) Não deixe para estudar na última hora

Muita gente faz isso, entretanto, se você deixar para estudar pouco tempo antes das provas pode acabar acumulando os conteúdos e não ter tempo para revisar tudo.

7) Faça pausas nos estudos

Reserve um tempo do seu dia só para suas atividades de lazer. Nesse tempo, você pode checar suas redes sociais, ver aquela série da Netflix ou sair pra comer um lanche. Descansar faz bem!

8) Se alimente bem e consuma bastante água

Uma alimentação adequada, rica em antioxidantes, pode ajudar o nosso cérebro a se manter mais concentrado e até diminuir o envelhecimento cerebral. Em relação a água, estudos indicam que apenas 1% de desidratação pode reduzir em 10% a sua cognição.

Pode parecer difícil seguir todas essas dicas, mas o importante é começar. Crie o hábito de planejar e organizar seus estudos e com o tempo tudo vai ficar mais fácil!

Tenha um bom semestre, estamos torcendo por você!

Fonte: Blog Uatt?, <http://blog.uatt.com.br/2017/01/02/manual-do-estudante/>

Estudar e aprender,<http://estudareaprender.com/6-dicas-de-como-se-organizar-para-estudar/>