imagem notícia

Presença de pelo de roedor em alimentos

 

Legislação

Essa legislação é a RDC N° 14, DE 28 DE MARÇO DE 2014, Regulamento Técnico que estabelece os requisitos mínimos para avaliação de matérias estranhas macroscópicas e microscópicas em alimentos e bebidas e seus limites de tolerância.

Conforme a imagem abaixo você pode conferir quais são as matérias estranhas permitidas em alimentos e seu limite de tolerância:

notícia pelo de rato

 

Objetivo da legislação

A legislação foi criada para que as empresas tomem as medidas necessárias em seus processos para que a presença de matérias estranhas  não ultrapassem os limites permitidos.

Os limites estipulados pela ANVISA devem ser cumpridos pois quando ultrapassados caracteriza risco para a saúde do consumidor.

Noticias como essas geraram tamanha polêmica, primeiro porque o consumidor não imaginava que podia estar consumindo alimentos com estes tipos de matérias estranhas há muito tempo sem nem saber e depois porque  para o consumidor a presença de pelo de roedor não significa somente risco a sua saúde, o que já é bem grave, mas causa repulsa, nojo e a sensação de que a industria não está fazendo o suficiente para evitar tais matérias nos alimentos que produzem.

 

Fonte: https://www.rotulosonline.com.br/presenca-de-pelo-de-roedor-em-alimentos/