Quanto ganha um Engenheiro de Alimentos?

Você sabe quanto ganha um Engenheiro de Alimentos? Saiba mais sobre a profissão, o mercado de trabalho e a média salarial.

O Engenheiro de Alimentos é responsável por todas as etapas do processo de transformação e industrialização de alimentos. Ele atua na seleção, conservação, controle de qualidade e fiscalização do produto alimentício.

O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo e possui grandes complexos de beneficiamento de alimentos em quase todas as regiões do País. A Engenharia de Alimentos é, portanto, uma profissão em alta.

Além da indústria alimentícia, há emprego para engenheiros de alimentos em organizações como:

• Empresas de distribuição e venda de alimentos
  • Redes de fast food
  • Órgãos públicos de pesquisa, vigilância e fiscalização sanitária,
  • Ministérios
  • Laboratórios
  • Universidades
  • Institutos de pesquisa

Salário Mínimo Profissional do Engenheiro de Alimentos

A profissão de Engenheiro é regida pela Lei 4.950/A, de 1966, que regulamentou a jornada e remuneração dos profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Os engenheiros são, portanto, trabalhadores que contam com um Salário Mínimo Profissional (SMP) definido por lei, válido em todo o País. O SMP está vinculado ao salário mínimo vigente e varia de acordo com a jornada diária de trabalho.

• Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Média salarial do Engenheiro de Alimentos

A Engenharia de Alimentos é uma profissão bem remunerada, com uma média de salários acima de R$ 3.000 para iniciantes, R$ 10.000 para profissionais com cargos intermediários e até R$ 20.000 no auge da carreira.

Veja na lista abaixo, extraída de um estudo feito pela consultoria Robert Half, os valores médios pagos pelas grandes empresas a esses profissionais:

• Diretor de Supply Chain (logística): entre R$ 25.000 e R$ 50.000
  • Diretor de Engenharia: entre R$ 25.000 e R$ 47.000
  • Diretor de Operações: entre R$ 18.000 e R$ 42.000
  • Gerente de Projetos: entre R$ 6.000 e R$ 25.000
  • Gerente de Melhoria Contínua: entre R$ 12.000 e R$ 26.000
  • Engenheiro de P&D/Projetos/Planejamento: entre R$ 6.000 e R$ 13.300

(Fonte: Robert Half 2016 Salary Guide)

Como se tornar um Engenheiro de Alimentos

O curso de Engenharia de Alimentos é do tipo bacharelado e dura em média cinco anos. A profissão é regulamentada e para exercê-la é obrigatório possuir o diploma de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e efetuar seu registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde atua.

No Brasil, há uma imensa oferta de cursos de Engenharia de Alimentos, tanto nas universidades públicas como nas particulares.

Para seguir na carreira de engenheiro de alimentos, é preciso encarar a multidisciplinaridade da profissão. Um bom engenheiro conhece os alimentos em profundidade, desde os diferentes tipos (carnes, frutas, laticínios), sua composição química (vitaminas, proteínas, gorduras), sabores, texturas, técnicas de beneficiamento (pasteurização, moagem, extração de óleos, polpas) e técnicas de conservação.

salariosimagens

Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/salarios/quanto-ganha-um-engenheiro/<acesso:28/11/2017>