capa para notícia

Diferenças entre intolerância e alergia alimentar

Com alguns sintomas bem parecidos, muitas vezes intolerância e alergia são confundidos, mas cada um tem uma origem diferente e necessitam de cuidados específicos.

imagem sobre diferenças intolerância e alergia

Alergia alimentar

 

Na alergia, o organismo encara proteínas específicas de um alimento como inimigas e envia células de defesa para barrá-las. Nesse mal-entendido, o corpo acaba agredido. Inchaço nos lábios, coceira, tosse, falta de ar e diarreia estão entre as manifestações que aparecem após a ingestão. No pior dos cenários, ocorre o choque anafilático. Mesmo que a resposta alérgica seja leve em uma ocasião, nada impede que, em contatos posteriores com aquela comida, haja ataques mais sérios. A ordem é se consultar com um médico e, talvez, riscar o item da dieta.

tratamento: A maioria das alergias costumam sumir na infância, antes dos 5 anos, porém, se persistir até a vida adulta pode durar a vida toda.

Hoje, uma das apostas da medicina para combater o mal é a imunoterapia, que consiste em administrar o extrato do alimento rejeitado em doses crescentes para induzir uma tolerância. Só que a tática pode levar a efeitos colaterais e, por isso, só deve ser aplicada em hospitais.

 

Intolerância alimentar

 

A intolerância é uma desordem completamente diferente, a começar pela causa: a carência de uma enzima que processaria certo nutriente. “Na deficiência da lactase, por exemplo, a lactose não é digerida e atrai água ao intestino, provocando diarreias”, diz o médico Carlos Francesconi, da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Os efeitos da intolerância chegam a demorar horas (ou dias) para se manifestar e ficam quase restritos ao aparelho digestivo – dor de barriga, gases, enjoo- Ao contrário da alergia, esse tipo de transtorno permite o consumo moderado da substância não tolerada, desde que com orientação. Em certos casos, pode-se inclusive para tomar uma dose da enzima em falta e, a partir daí, ingerir um pouco do ingrediente.

diferenças entre intolerância e alergia

Com diferenças em vários aspectos, a intolerância e a alergia têm um ponto em comum: com atenção ao prato e suporte médico, é possível contorná-las sem abalar tanto a qualidade de vida.

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/entenda-as-diferencas-entre-intolerancia-e-alergia-alimentar/

Categorias: Notícia