comendo pao mofado

Aproveitar alimentos com mofo é prejudicial à saúde, mito ou verdade?

Você é do tipo de pessoa que quando encontra um alimento com uma porção contendo mofo apenas retira a parte evidente e depois ingere o que sobrou? Se sua resposta for afirmativa, veja a seguir os motivos pelos quais você está correndo perigo ao consumir esse produto.

mofo parcialmente no pao

Descarto a parte evidente e consumo o restante? 

NÃO

No nosso dia a dia é muito comum encontrarmos alimentos contendo partes mofadas, como por exemplo, pães, bolos, queijo, dentre outros. Algumas pessoas quando se deparam com esse tipo de situação, apenas cortam a parte onde possui o mofo e ingere o restante do produto. Essa atitude, visivelmente inofensiva, oculta uma série de danos à saúde.

Mas afinal o que é um mofo?

Os mofos, também conhecidos como bolores, são espécies de fungos filamentosos que se desenvolvem em matéria orgânica, seja em alimentos ou não e que possuem a capacidade de decompor a mesma. Podendo ser encontrados em colorações azuladas, avermelhadas, esverdeadas ou esbranquiçadas.

Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, quando um alimento tem marcas de mofo em uma parte, todo o restante pode estar contaminado por toxinas.

— O fungo não é composto apenas pela parte visível. Quando é possível observá-lo na superfície do alimento, sua colônia já está bem desenvolvida na parte de dentro. É lá que são produzidas as substâncias nocivas, chamadas de micotoxinas, que variam de acordo com a espécie do fungo — alerta.

                       mofo no pao desenvolvendo

     Exemplo do desenvolvimento de um mofo dentro do alimento

A ingestão de alimentos contaminados por esses fungos podem causar vômitos, alergias, diarreia, intoxicação alimentar, dores abdominais e até mesmo o câncer.

Para evitar o crescimento desses fungos os alimentos não podem ficar expostos à umidade, calor e, em alguns casos, escuridão, pois são fatores favoráveis a sua proliferação.

Veja dicas para evitar o bolor e o desperdício de alimentos na cozinha:

  • Mantenha os pães de forma na geladeira respeitando o prazo de validade;
  • Atenção nas condições de temperatura, umidade e no local de armazenamento dos alimentos;
  • Os não perecíveis não precisam de refrigeração, mas devem ser guardados em um local limpo e livre de umidade;
  • Hortaliças e frutas devem ser mantidas na geladeira;
  • Verifique se os sucos industrializados estão com a data de validade em dia e sem amassados na caixa. E não se esqueça de lavar as mãos sempre antes de manusear os alimentos.

REFERÊNCIAS:

1. https://www.indicedesaude.com/artigos_ver.php?id=4458

2. http://www.todabiologia.com/microbiologia/mofos.htm

3. http://www.saberatualizado.com.br/2015/10/corte-os-riscos-e-nao-o-mofo-alimentos.html

4. http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/02/aproveitar-alimentos-com-bolor-e-perigoso-para-a-saude-alerta-especialista-4050416.html