O curso

O curso de Engenharia de Alimentos

 

Atualmente a profissão de Engenheiro de Alimentos está muito difundida, principalmente nos países mais industrializados, onde desempenha cada vez mais atividades relacionadas com excelência. Há que se ressaltar ainda que, no caso desses países, existem muitas oportunidades de intercâmbio com o Brasil , possibilitando o contato com tecnologias de ponta, para posterior adaptação e aplicação às nossas condições.

A Engenharia de Alimentos é um curso de caracter multidisciplinar, envolvendo a área da ciência,  tecnologia e engenharia.  A ciência caracteriza-se por estudar o alimento em si, sua composição, suas reações químicas, bioquímicas, oxidativas, enzimaticas. A tecnologia se dedica ao estudo de processamentos dos alimentos seja bebidas, massas, extrusados, congelados, minimamente processados entre outros, promovendo o desenvolvimento de processos e otimização da linha produtiva. A engenharia apropria-se do estudo das propriedades termodinâmicas fenômenos de transporte e operações unitárias da linha de processo.

O propósito do curso de Engenharia de Alimentos é preparar profissionais capazes de desempenhar as atividades de Engenharia dentro das Indústrias do ramo da Alimentação, desenvolvendo projetos e processos produtivos, a partir das características de qualidade dos produtos, objetivando a otimização dos recursos e aumento da produtividade. Dessa forma, além da formação básica (Ciências Exatas e Biológicas), o curso oferece disciplinas na área de Ciências Humanas, visando introduzir os conceitos administrativos para as atividades gerenciais.
 
O Engenheiro de Alimentos atua dentro dos seguintes segmentos: indústria de produtos alimentícios e insumos,  empresas de serviços e instituições públicas; exercendo suas atividades nas seguintes áreas: produção/processos, garantia de qualidade, pesquisa e desenvolvimento, projetos, comercial/marketing e fiscalização de alimentos.

 

Engenharia de Alimentos no Brasil