evento1269295458.jpg

PET - Internacional

Event

: Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos - UFG

: April 07, 2010. 09 pm - 09 pm

Alunos da UFG contam suas experiências no intercâmbio na França.

         Os estudantes do 9º ano do curso de Engenharia de Alimentos: Clarissa e Luiz vão apresentar no dia 08/04/2010 (Quínta-Feira) às 12:30h no SALA 10 da escola sobre suas experiências e como foi o processo seletivo para fazer o intercâmbio na França, onde residiram durante 1 ano.

Se você tem interesse em fazer intercâmbios, não deixe de participar.

Você provavelmente conhece muitas pessoas que querem ou já quiseram fazer intercâmbio, não é?  Por que fazer intercâmbio?

"Porque gostaria de estudar no exterior", "Porque fulano fez intercâmbio e disse que é legal!", "Porque sempre gostei de viajar e conhecer outros países...", enfim, respostas para essa pergunta, existem muitas. Mas observe que, embora as respostas apresentem o motivo pelo qual querem viajar, em geral, ninguém responde essa pergunta se dando conta da real importância do intercâmbio.

Fazer um intercâmbio é muito mais do que ir para outro país para estudar ou trabalhar. Em inglês, a palavra é "Exchange", ou seja, no próprio nome está contida outra palavra: "Change". Isso significa que a real finalidade é a de transformar, mudar alguma coisa.

Quando você parte para o seu intercâmbio, você deve estar disposto a se transformar, a desafiar sua visão de mundo. Independente de ser uma oportunidade de estudos ou de trabalho no exterior, o fato é que algumas coisas lhe farão crescer, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente e, até emocionalmente. 

Estar numa outra cultura, conhecê-la e entendê-la, sem ter sua família ou seus amigos por perto, conhecer uma realidade que não é a que você está acostumado, se adaptar a novos padrões e costumes, fazer grande amigos que terá que deixar para trás, conhecer o preconceito de perto, etc. Tudo isso com certeza vai acontecer e vai fazê-lo voltar ao Brasil bem diferente do que você era antes do intercâmbio. Vai aprender a lidar com situações adversas e pessoas muito diferentes de você, vai ter que aprender a "se virar" sozinho muitas vezes e, principalmente, vai ser vítima de preconceito enquanto não aprender a ser parte dessa outra cultura.

Até pouco tempo atrás, o intercâmbio era elitista e parecia inacessível ao estudante sem grandes posses. Hoje, porém, as grandes transformações do mercado de educação internacional tornaram possível adquirir experiência intercultural, seja pela introdução de programas adaptados ao poder aquisitivo de um maior número de famílias, tais como os estágios e o trabalho remunerados (que permitem plena recuperação do investimento inicial); seja pelas tarifas aéreas de estudantes ou pela relativa estabilização da moeda, que facilitaram, a perder de vista, o pagamento do programa escolhido.

Pense sobre isso, tenha em mente que você estará fazendo muito mais do que simplesmente viajando para outro país. Intercâmbio é importante porque lhe traz crescimento pessoal, profissional e emocional. E também, porque te ajuda a ser uma pessoa mais consciente, dessa forma, TRANSFORMANDO-se em alguém que pode colaborar um pouquinho mais com o mundo, contra os preconceitos.