I SIMPÓSIO INTERNACIONAL: PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS EM PRODUTOS LÁCTEOS
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL: PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS EM PRODUTOS LÁCTEOS (I INTERNATIONAL SYMPOSIUM: PREBIOTICS AND PROBIOTICS APPLICATION IN DAIRY PRODUCTS)
25 e 26 de agosto de 2008
MINICURSO
PRODUÇÃO DE IOGURTE, LEITE FERMENTADO E BUTTERMILK PROBIÓTICO EM NÍVEL SEMI-INDUSTRIAL
27 de agosto de 2008
LOCAL
Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL
Auditório Décio Dias Alvim
HORÁRIO:
25 de agosto : 08:00 às 17:40
26 de agosto : 08:00 às 17:40
27 de agosto: 08:30 às 17:30
OBJETIVO
Proporcionar uma atualização das propriedades funcionais dos probióticos e prebióticos, dos aspectos tecnológicos da aplicação destes agentes, dos novos produtos disponíveis no mercado nacional e internacional, das técnicas de enumeração de co-culturas, da biopreservação de alimentos por probióticos, da legislação, das embalagens para probióticos, entre outros.
Proporcionar treinamento prático para o desenvolvimento de bebidas lácteas fermentadas probióticas em nível semi-industrial.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais da indústria, empresários, pesquisadores, e estudantes das áreas de alimentos e saúde.
Coordenadores do Simpósio | Coordenadores do Mini-Curso |
Dra. Izildinha Moreno | Dra. Alcina Maria Liserre |
Dra. Adriana Torres | Dra. Patrícia B. Zacarchenco |
Dra. Adriane Antunes | |
PROGRAMAÇÃO SIMPÓSIO
25 de agosto | |
1° PAINEL | PREBIÓTICOS, PROBIÓTICOS E SAÚDE (Prebiotic, probiotic and health) |
9:00 às 9:45 | Prebióticos, probióticos: o estado da arte (Prebiotics, probiotics and the state of the art) – Dra. Alda Lerayer (Conselho de Informações sobre Biotecnologia) |
9:50 às 10:35 | Probiotics and health benefits – Dr. Nagendra Shah (School of Molecular Sciences/Victoria University/Australia) |
11:00 às 11:45 | Aplicações médicas atuais e potenciais para probióticos e prebióticos (Current and potential medical applications for prebiotics and probiotics)– Dr. Mauro B. de Morais (Escola Paulista de Medicina/UNIFESP) |
2° PAINEL | APLICAÇÃO DE PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS EM ALIMENTOS (Food applications for probiotics and prebiotics) |
14:00 às 14:45 | Aspectos sensoriais da aplicação de probióticos em leites fermentados e iogurtes (Sensory aspects of the use of probiotics in cultured milk products) – Dra. Maricê Oliveira (Faculdade de Ciências Farmacêuticas/USP) |
14:50 às 15:35 | Probióticos e prebióticos em queijos (Probiotics and prebiotics in cheese)– Dra. Ariene Van Dender (ITAL/TECNOLAT) |
16:00 às 16:45 | Bioactive peptides liberation in fermented milk by probiotic cultures – Dr. Nagendra Shah (School of Molecular Sciences/Victoria University/Australia) |
16:50 às 17:35 | Bacteriocinas de culturas probióticas (Bacteriocins of probiotic cultures)– Dra. Izildinha Moreno (ITAL/TECNOLAT) |
26 de agosto | |
3° PAINEL | PREBIÓTICOS, PROBIÓTICOS, SIMBIÓTICOS E O MERCADO (Market aspects of prebiotics, probiotics and symbiotics) |
08:00 às 08:45 | Culturas comerciais lácticas e probióticas e suas características (Commercial lactic and probiotic starter cultures and their characteristics)– Dr. Lúcio Antunes (Chr-Hansen) |
08:50 às 09:35 | Inulina e oligofrutose e suas características (Properties of inulin and oligofrutose)– Dra. Mônica Montani (Clariant) |
10:00 às 10:45 | Produtos lácteos probióticos, prebióticos, simbióticos e o mercado nacional e internacional (Prebiotics, probiotics, symbiotic dairy products: the Brazilian and international market)– Dr. Sebastião Brandão (Fundação Universidade Federal de Viçosa) |
4° PAINEL | MICROENCAPSULAÇÃO (MICROENCAPSULATION) |
10:50 às 11:35 | Recent trends in co-encapsulation of probiotics with prebiotics and related health benefits – Dr. K. Kailasapathy (University of Western Sydney and Australian Society of Microbiology/Australia) |
14:00 às 14:45 | Técnicas de microencapsulação de culturas probióticas (Microencapsulation techniques for probiotic cultures) – Dra. Carmen Fávaro-Trindade (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos de Pirassununga/USP) |
5° PAINEL | ENUMERAÇÃO, EMBALAGEM E LEGISLAÇÃO DE PRODUTOS COM PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS (Enumeration, packing and legislation of prebiotic and probiotic-containig food products) |
14:50 às 13:35 | Traditional methods and new methods for molecular characterization and enumeration of lactic acid and probiotic microorganisms - Dr. Fernando Sesma (CERELA-ARGENTINA) |
16:00 às 16:45 | Regulamentação de produtos contendo probióticos e prebióticos (Regulations concerning prebiotics and probiotics)- Palestrante da Gerência de Produtos Especiais – GGALI/ANVISA |
16:50 às 17:35 | Embalagem para produtos contendo probióticos (Packing for products containing probiotics)- Dr. José Assis F. Faria (FEA/UNICAMP) |
PROGRAMA DO MINI-CURSO
Breve embasamento teórico sobre a tecnologia de produtos lácteos fermentados adicionados de culturas probióticas.
Desenvolvimento de iogurte, leite fermentado e buttermilk probiótico em planta piloto: formulações, tratamento térmico, controle da fermentação, homogeneização do produto, envase, degustação, análises de controle de qualidade (pH, acidez titulável, determinação de coliformes, determinação de bolores e leveduras, contagem das culturas probióticas), legislação de produtos lácteos fermentados adicionados de culturas probióticas.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS PARA O SIMPÓSIO
A Comissão Científica do I Simpósio Internacional: Prebióticos e Probióticos em Produtos Lácteos receberá os trabalhos científicos em forma de resumos até a data limite de 23/05/2008. Somente os trabalhos enviados antes desta data e aprovados pela Comissão Científica serão apresentados na forma de pôster e os resumos incluídos nos anais do evento.
A submissão dos trabalhos poderá ser feita em Português ou Inglês, contendo no mínimo 300 e no máximo 350 palavras, impreterivelmente, contendo contribuição científica original e adequada ao tema do evento.
Os resumos deverão ser editados em Word for Windows, utilizando fonte Arial 12 com espaçamento simples, com título em letras maiúsculas, centralizado e em negrito e nomes dos autores abreviado seguido do sobrenome em letras maiúsculas. Os resumos deverão conter introdução, objetivos, materiais e métodos e conclusões e no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chaves, com indicação do órgão financiador do projeto, quando houver.
Serão aceitos apenas os trabalhos conforme as normas citadas e na data estabelecida. Os resumos deverão ser enviados após a inscrição de pelo menos um dos autores no site www.ital.sp.gov.br/eventos.
. Cada inscrição dará direito a apresentação de apenas um trabalho.
Os trabalhos deverão ser enviados eletronicamente para tlsimposio@ital.sp.gov.br, identificados com o título do trabalho, nome e endereço (incluindo eletrônico) do autor responsável para contato. Não serão aceitos trabalhos enviados por fax.
O prazo previsto para aprovação dos trabalhos é: 13/06/08.
Os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do Evento e serão apresentados pelos participantes na forma de pôster. Para apresentação de pôsteres cada trabalho disporá de um espaço de 0,9m de largura e 1,00m de altura. As datas e locais de apresentação serão divulgados posteriormente. Os trabalhos apresentados receberão um certificado de apresentação.
INVESTIMENTO PARA O SIMPÓSIO
A inscrição no simpósio dá direito à submissão de um trabalho científico na forma de resumo.
CATEGORIA | 1a DATA | 2a DATA |
Até dia 30/06 | Até dia 18/08 | |
Estudante de graduação | 300,00 reais | 350,00 reais |
Estudante de pós-graduação | 450,00 reais | 520,00 reais |
Profissionais | 700,00 reais | 800,00 reais |
Vagas:
Profissionais: 120
Estudantes de graduação: 10
Estudantes de pós-graduação: 20
*Estudantes de graduação e pós-graduação devem encaminhar ao Setor de Eventos comprovação de matrícula para o segundo semestre/2008.
Formas de Inscrição:
Inscreva-se através do site www.ital.sp.gov.br/eventos.
A inscrição dá direito à apresentação de pôster de trabalho aceito pela Comissão Científica, coffees, almoços e certificados.
INVESTIMENTO PARA O MINI-CURSO
Categoria | 1ª Data | 2ª Data |
Até dia 30/06 | Até dia 18/08 | |
Inscritos no simpósio | 250,00 reais | 300,00 reais |
Não inscritos no simpósio | 400,00 reais | 500,00 reais |
Vagas: 30
São necessários ao menos 20 inscritos para realização desse curso
Formas de Inscrição:
Inscreva-se através do site www.ital.sp.gov.br/eventos.
A inscrição dá direto à coffee break, almoço e certificado.
IMPORTANTE:
As inscrições para o simpósio internacional e minicurso encerram-se dia 18 de agosto via site. Após essa data entre em contato com o Setor de Eventos para saber se há vaga disponível.
PAGAMENTO:
Depósito bancário em nome de FUNDEPAG – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio
Banco Santander (033) Agência 0637 C/C 13.001.316-9
Fundepag
R. Dona Germaine Burchard, 409 – Água Branca
05002-062 – São Paulo – SP
CNPJ: 50.276.237/0001-78 IE isenta
A inscrição estará confirmada somente mediante o envio da cópia do comprovante bancário ao Setor de Eventos pelo fax: 19.3743-1761.
Recibos serão entregues na data e local do Curso.
· Cancelamento até 03 (três) dias úteis antes da data do evento, por escrito, darão direito à devolução de 70% do valor da taxa de inscrição.
Após esta data, o ITAL reserva-se o direito de cobrar taxa de inscrição integral.
Serão aceitas substituições de nomes, notificados por escrito.
Nota: Evento sujeito a alteração de data e número mínimo de inscritos para sua realização.
Informações:
Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL
Setor de Eventos
Av. Brasil, 2880 – Jd. Brasil
13070-178 – Campinas – SP
fones: (0**19) 3743.1758 / 3743.1759
Fax: (0**19) 3743.1761
e-mail: eventos@ital.sp.gov.br